O TikTok está proibido na China?
Em 29 de junho de 2020, o Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação baniu o TikTok juntamente com outras 58 aplicações chinesas, declarando uma ameaça à soberania e segurança do país após o confronto militar entre tropas indianas e chinesas em um território disputado ao longo de sua fronteira comum em Ladakh.Com o inchaço da relação do TikTok&apos com a China, o Exército dos Estados Unidos anunciou esta semana que os soldados americanos não podem mais ter o aplicativo de mídia social nos telefones do governo. TikTok, um aplicativo de mídia social usado para criar e compartilhar vídeos de forma curta, é de propriedade da empresa-mãe ByteDance.
Perigo estranho. De acordo com suas diretrizes comunitárias, TikTok está "profundamente comprometida" com a segurança infantil e tem "tolerância zero" para comportamentos que possam levar ao abuso infantil ou exploração sexual.
Reddit CEO afirma que o aplicativo TikTok é ' fundamentalmente parasítico' e spyware. ... TikTok voltou atrás em uma declaração compartilhada com os EUA HOJE. "Estas são acusações sem fundamento feitas sem um pedaço de prova", disse um porta-voz. O serviço de compartilhamento de vídeos é propriedade de uma empresa chinesa ByteDance.
Kevin Mayer
Em 2019, os meios de comunicação citaram TikTok como a sétima aplicação móvel mais baixada da década, de 2010 a 2019. Foi também o aplicativo mais baixado na App Store em 2018 e 2019. Desde maio de 2020, Kevin Mayer é CEO da TikTok e COO da empresa matriz ByteDance.
5 coisas não tão boas sobre TikTok
1. Desafios perigosos
Esta tomada foi danificada depois que uma criança no sul de Alberta tentou o desafio do centavo. Um electricista disse mais tarde à sua família que a partida poderia ter começado um incêndio nas paredes. (Starla Dawn/Facebook)
O desafio do centavo, que envolve deixar cair um centavo entre um carregador de telefone e a tomada da parede, foi culpado por ter começado os incêndios.
Então há o desafio do quebra-cabeça, que envolve tropeçar em alguém para que ele caia e bata a cabeça no chão, possivelmente causando ferimentos graves.
Neste vídeo #stopskullbreaking, postado pelo usuário do TikTok Dor Mandel, ele abana o dedo para a câmera ao invés de aceitar o desafio. (@dormandel/TikTok)
O analista de mídia social Jo Phillips com Jo(e) Social Media em Lacombe, Alta., disse que não é justo culpar o TikTok por desafios perigosos como este.
"Este não é um problema do TikTok", disse Phillips. "Este é um miúdo que fez uma coisa estúpida".
O porta-voz da TikTok, Raymond Fang, disse que a segurança dos utilizadores é uma "prioridade máxima".
É por isso que as directrizes da comunidade TikTok deixam claro que a plataforma não permite conteúdos que "encorajem, promovam ou glorifiquem" desafios perigosos.
Fang disse que os posts que promovem desafios perigosos serão removidos assim que forem sinalizados.
2. Censura política
Feroza Aziz, uma menina de 17 anos de Nova Jersey, alegou que TikTok censurou o seu post de vídeo que chamou a atenção para os campos de internação Uighur na China. Os Uighurs são uma comunidade muçulmana baseada no noroeste da China. (@x_feroza/TikTok)
Neste último mês de novembro, surgiram preocupações sobre a censura a TikTok quando Feroza Aziz, uma garota de 17 anos de Nova Jersey, postou um vídeo político disfarçado de um tutorial de maquiagem.
A adolescente americana alegou que seu vídeo, que chamou a atenção para os campos de internação Uighur na China, foi temporariamente tornado indisponível por TikTok depois de ter sido visto mais de 1,5 milhões de vezes.
Uighurs são uma comunidade muçulmana que está sediada no noroeste da China.
Feroza acusou TikTok, que é propriedade de uma corporação chinesa sediada em Pequim chamada ByteDance, de censurar postos com base na vontade do governo chinês.
TikTok negou censurar o posto.
Em uma declaração, TikTok disse que seu vídeo foi removido acidentalmente por causa de um "erro de moderação humana" e foi disponibilizado menos de uma hora depois, quando outro funcionário pegou o erro.
O vídeo "não deveria ter sido removido", disse TikTok.
3. Conteúdo bloqueado
Em dezembro, um site alemão chamado Netzpolitik relatou que TikTok costumava esconder conteúdo de deficientes, LGBTQ e criadores com excesso de peso.
Quando a CBC Kids News perguntou a Tik Tok sobre isso, a porta-voz Hilary McQuaide disse que a empresa implementou tal política, mas apenas temporariamente, "em resposta a um aumento do bullying"."
"Embora a intenção fosse boa, a abordagem estava errada", disse McQuaide.
Apresentou que TikTok abandonou essa política em favor de uma nova abordagem, que inclui a denúncia e o bloqueio dos bullies.
Maxime Beaulieu é um TikToker canadense popular que vive com a síndrome de Treacher Collins. Ele diz que a aplicação o ajudou a tornar-se mais confiante. (@maximeb/TikTok)
4. Preocupações com a segurança
Fevereiro passado, TikTok teve que pagar uma grande multa nos EUA por recolher informações pessoais de crianças menores de 13 anos.
Então, em outubro de 2019, o governo dos EUA lançou uma investigação em ByteDance sobre a preocupação com a forma como os dados recolhidos sobre TikTokers de todas as idades estão sendo usados.
Os senadores dos EUA disseram que estavam preocupados que as informações pudessem ser usadas para espionar americanos e influenciar decisões políticas.
Em uma declaração publicada em outubro de 2019, TikTok disse que as informações salvas no aplicativo são seguras.
TikTok diz que os dados coletados de usuários americanos e canadenses são seguros porque não são armazenados na China. (Postmodern Studio/Shutterstock)
5. Perigo estranho
De acordo com suas diretrizes comunitárias, TikTok está "profundamente comprometida" com a segurança das crianças e tem "tolerância zero" para comportamentos que possam levar ao abuso infantil ou exploração sexual.
P>Still, Alex Hern, Reino Unido. editor de tecnologia do Guardian, disse que essa é uma preocupação com muitas plataformas de mídia social, incluindo TikTok.
TikTok tem a reputação de ser um lugar onde as adolescentes podem "receber mensagens assustadoras de homens mais velhos", disse Hern.
Ele disse que a plataforma se tornou mais segura para crianças graças a um recurso que permite que usuários com menos de 13 anos visualizem vídeos, mas não os compartilhem.
Essa opção não está disponível no Canadá, onde você tem que ter 13 anos para abrir uma conta TikTok.
Em fevereiro. 19, TikTok anunciou uma nova funcionalidade chamada modo de segurança familiar, que permite aos pais ligarem-se às contas dos seus filhos adolescentes de modo a reduzir o tempo da sua tela, limitar as mensagens diretas e restringir algum conteúdo.
Essa funcionalidade está atualmente disponível no Reino Unido e está definida para ser lançada em outros países em breve, de acordo com um comunicado de imprensa do TikTok.