Quão historicamente exato é o programa da AMC 'TURN': Os Espiões de Washington"?
Eu observei as quatro estações, estudei o Anel de Culper extensivamente e achei toda a série bastante excitante e precisa. No interesse do tempo, vou tocar em algumas coisas que eles mostraram, e até algumas coisas que eles não mostraram:Spying. A espionagem não era para cavalheiros. As tácticas militares tradicionais eram de homem para homem, não nos bastidores. O Major Benjamin Talmidge e o General George Washington viram o futuro na Inteligência. O General Anthony Wayne era mais tradicional e proibiu o Major Talmidge de se envolver em espionagem, e até o mandou a tribunal marcial por isso. Foi assim que ele finalmente ganhou a atenção de Washington, que transferiu Talmidge para o seu comando, onde ele liderou a reunião de inteligência de Washington, nomeadamente o Anel Culper.
>p>Nathan Hale. Nathan Hale era um jovem patriota e colonial que foi atrás das linhas inimigas com o único propósito de espionar. Foi a sua primeira missão. Ele foi apanhado. E, como qualquer espião condenado, ele foi enforcado. A isca atrás de Nathan Hale foi que quando lhe perguntaram se ele tinha algum arrependimento, ele respondeu "Meu único arrependimento, é que eu só tenho uma vida para dar pelo meu país". O fato é que isso nunca aconteceu. Está bem documentado que Washington tirou vantagem de sua morte, e o fracasso da operação, e a transformou em um positivo. Ao criar essa história, WASHINGTON, e passando-a pelas fileiras, ele mobilizou suas tropas e inspirou outros a espiar para o Exército Continental. Isto é mostrado em TURN.Major John Andre. O Major Andre era um garanhão. Ele liderou com sucesso muitas operações de coleta de informações para os britânicos e gerenciou a coleta de informações. Mas, tal como Nathan Hale, a sua primeira operação no terreno para o COLLECTION matou-o. Enquanto recrutava o Gen Benedict Arnold, foi apanhado a tentar regressar às Linhas Britânicas. Como era um oficial, ele falou com sua oposição e anfitriões, liderados por Ben Talmidge, com candura e classe. Ele suspeitava que isso poderia até poupar a sua vida, ou pelo menos fazer com que ele recebesse o pelotão de fuzilamento, como se um oficial fosse executado, e não a forca, como se um espião fosse executado. Ele levou o seu caso pessoalmente a Washington, que o ouviu. Finalmente, Washington decidiu que ele seria enforcado, como Nathan Hale foi. Mais precisamente, quando ele foi enforcado, suas últimas palavras foram que o público reconhecia sua compostura e coragem ao enfrentar a morte, como um oficial e um cavalheiro. Então ele pegou o laço do carrasco, colocou-o ao redor de seu pescoço e amarrou sua própria venda. Isso é tudo verdade! Se foram ou não necessárias algumas tentativas para o matar, não tenho a certeza. Outra coisa que definitivamente não era verdade: O Major Robert Rogers NÃO estava presente quando foi levado sob custódia. Isso foi Hollywood.
>p>Benedict Arnold. O Benedict Arnold também era um garanhão. Nos termos de hoje, vamos chamá-lo de um atleta idiota. Ele era um herói de guerra. Duas vezes ferido na mesma perna. Ele era um líder táctico brilhante e tinha coragem. Mas ele não era bom em política. Ele não se saía bem quando homens inferiores eram promovidos à sua frente. Ao virar West Point, ele simplesmente tomou uma decisão de negócios; uma má decisão. Arruinou sua reputação tanto para os Continentais (obviamente) quanto para os britânicos, que também não confiavam nele. Nunca lhe foi totalmente dada a oportunidade de liderar, por razões óbvias.Washington Crossing the Delaware. O Major Talmidge recebeu um pelotão e foi-lhe dito para começar uma missão de reconhecimento num determinado local no lado da Pennsylvania do Rio Delaware. Ao chegar a esse local, ele notou que TODOS receberam as mesmas instruções! Na série, o Major Talmidge é citado como dizendo: "Esta não é uma missão de escotismo!" Se ele disse isso ou não, eu não sei. Como Washington organizou o movimento é exatamente como descrito. O que estava faltando era uma oportunidade para os produtores mostrarem o quão sortudo Washington às vezes teve: Tory Spies recebeu um bilhete para o General "Gentleman" Johnny Burgoyne em Filadélfia. O General Burgoyne gosta dos cocktails, e das senhoras. MOMENS antes dos oficiais receberem o bilhete para o Gen Burgoyne, ele recebeu um coquetel fresco (gin martini, eu acho), e ele pegou o bilhete E O PUTUIZOU EM SEU BOLETIM! Nunca leia a coisa até a manhã seguinte! Nessa altura, Washington já tinha ido embora!
Washington Headed To New York. Quando Washington deixou New Jersey, deixou para trás um pequeno destacamento de homens para manter os fogos acesos, fazendo parecer que Washington e os seus homens estavam no acampamento. Então, antes do amanhecer, os homens montariam seus cavalos, e cavalgariam para o norte, alcançando Washington. Isto também foi retratado em TURN.
Washington e PTSD. Enquanto acampados em Valley Forge, Washington mostrava sinais de psicose, o que é realizado hoje como Desordem de Estresse Pós-Traumático, ou PTSD. Washington foi encontrado lá fora na neve, apenas parcialmente vestido, e tendo uma conversa de coração para coração com seu irmão. Os únicos problemas: 1) era inverno, um inverno duro. A falta de vestimenta de Washington por muito tempo teria feito com que ele morresse de hipotermia. 2) seu irmão estava morto, morto no exército britânico durante a Guerra da França e da Índia. TURN corajosamente mostrou um lado triste ao Pai Fundador da nossa Nação.
Esta é, de longe, uma das séries dramáticas mais precisas na TV. Existe alguma Hollywood? Claro que sim. Mas, quanto à acurácia, eu diria, pelo menos, um B+, no mínimo. Na verdade, provavelmente vai com um A-. E btw, eu chorei durante a última série Fanally. Eu assisti uma segunda vez. Chorei outra vez. Cuidado! Todas as quatro temporadas. Eu prometo-te. Você vai chorar!