Porque não existe um Kingdom Hearts para a Xbox 360?
A série Kingdom Hearts pré-KHIII foi desenvolvida por motores internos na Square Enix. Tem em mente que a Disney tem, de facto, um pouco de influência no que a Square é e não pode fazer com os Kingdom Hearts, por isso se a decisão de saltar o 360 foi uma Disney ou uma Square Enix, não sei; foi tomada de qualquer forma, e a Square Enix nunca esclareceu porque é que não foram lançadas versões 360.Vale a pena mencionar que o Square Enix sempre deu e ainda dá tratamento preferencial à PlayStation - apesar do Final Fantasy XIII lançado no 360, e do FF XV lançado no One, muitos outros jogos Final Fantasy como o FF X e o Dissidia ficaram bloqueados aos sistemas PlayStation até há pouco tempo.
Kingdom Hearts III foi desenvolvido no Unreal Engine 4, que é um motor multiplataforma. Por isso, fazer uma versão Xbox One foi incrivelmente simples - como seria uma versão para PC. O meu palpite é que a decisão de lançar no Xbox One foi uma decisão de senso comum tomada pela Disney, para criar um precedente para o futuro da série. Dado que o III lançado na Xbox One, é muito provável que todos os futuros jogos Kingdom Hearts continuem a ser lançados na Xbox.
Dado que uma nova geração de consolas está prestes a começar, trazer a série para a Xbox é, de facto, uma forma de manter a série mais à prova de futuro do que poderia ser de outra forma. A Square Enix não faz ideia de como as próximas consolas genéricas se sairão bem e, claro, ter o jogo em ambas as consolas garante que ele seja vendido para a maioria das pessoas.