Os egípcios são considerados brancos ou negros?
Os egípcios americanos e canadianos não gostam de se considerar nem brancos nem negros. Essa é a coisa do PC a fazer. Se eles pensam que se alinham com os progressistas, NÃO querem considerar-se brancos - isso é uma farsa. Os iranianos americanos também são assim - eles preferem morrer a se submeterem a dizer que são brancos ou caucasianos. Isto é particularmente verdade se eles são de Nova Iorque ou de outra área liberal.TIME Magazine tinha um artigo sobre um professor activista egípcio de Detroit que era inflexível sobre ser negro - ele processou o governo dos EUA para transformar a sua classificação oficial em negro. Os egípcios podem não gostar de pensar em pessoas que se parecem com ele, mas ele parece muito negro, e nem mesmo biracial aos olhos dos americanos. Se ele é visto como negro nos EUA, então é claro que ele deveria ser classificado como negro. Ele experimentaria o racismo como negro e não como branco ou o olhar "do Oriente Médio" que os egípcios tendem a ter. É como Obama disse que ele é negro porque é visto como negro, e ele se identifica como negro. Esta é uma forma muito liberal americana de ver as coisas. As pessoas em outros países, particularmente os árabes negros-fóbicos, não veriam as coisas dessa maneira.
Leio sobre um adolescente egípcio americano que fez poesia. Ela parecia tipicamente egípcia - um olhar "do Oriente Médio", eu diria. Ninguém veria um pouco de preto nela, mas ela insistiu em colocar "afro-americana" na sua candidatura à faculdade. Suspeito que seja sobretudo porque ela queria beneficiar de uma acção afirmativa. Por outro lado, ela disse que se identificava culturalmente como afro-americana, e seus amigos eram afro-americanos (com que frequência isso acontece?!). Somente meios de comunicação como a NPR pegariam uma história como essa.
Então para resumir - egípcios que são americanos progressistas ou canadenses se sentem auto-realizados em se identificar como não brancos ou negros - mesmo que pareçam brancos e não pareçam os menos negros. Egípcios e árabes que não têm este sentimento liberal norte-americano são os únicos que se atreveriam a identificar-se como brancos. Eu não acredito que muitas pessoas no Egito se identifiquem realmente como negros, mesmo que pareçam negros aos olhos dos americanos. Eles realmente querem se separar da verdadeira "África" - os africanos sub-saharianos.