Casa > D > De Onde Vem O Termo "Sexta-Feira Negra"?

De onde vem o termo "Sexta-feira Negra"?

P>P>Preto: Dicionário de Etimologia Online:

Old blæc "dark", do Proto-Germânico *blakkaz "burned" (fonte também de Old Norse blakkr "dark", Old High German blah "black", Swedish bläck "ink", Dutch blaken "to burn"), de PIE *bhleg- "para queimar, brilhar, brilhar, flash" (fonte também do phlegein grego "para queimar, queimar", flagrado latino "para queimar, brilhar, queimar"), de raiz *bhel- (1) "para brilhar, brilhar, flash, queimar;" ver lixívia (v.).

Sexta-Feira: Online Etymology Dictionary

[The] sixth day of the week, Old English frigedæg "Friday, Frigga's day", de Frige, genitivo de *Frigu (ver Frigg), deusa germânica do amor casado. O nome do dia é uma tradução germânica ocidental do latim morre Veneris "dia de (o planeta) Vênus", que por sua vez traduziu o grego Afroditas hemera.

"Black Friday" vem dos dias em que os registros contábeis eram escritos em livros-livros. A cor "vermelho" era usada para fazer sobressair qualquer número negativo (como em: perdendo dinheiro). A cor "preta" era usada para indicar qualquer número positivo (como em: ganhando dinheiro).

A medida que as compras de Natal começavam a aumentar, os retalhistas descobriam que podiam correr "no vermelho" durante todo o ano, mas desde que corressem "no preto" para a época das compras de Natal, podiam ter lucro durante todo o ano. A época das compras de Natal começou aproximadamente no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças.

Abraham Lincoln mais ou menos definiu oficialmente o Dia de Ação de Graças dos EUA como a "última quinta-feira de novembro". Isso deu mais ou menos um mês de compras antes do Natal. Com o tempo, mais e mais varejistas começaram a celebrar aquele primeiro dia de compras da estação. Mas fortalecendo esse fato, cidades, igrejas, comunidades e até mesmo pessoas em suas casas, decoradas e "entraram na época" do Natal no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, o que colocou ainda mais as pessoas no clima do Natal e da "época de doação".†

Enquanto FDR tentava mexer na data (mudando-a mais cedo), isso não funcionou. Com o tempo, especialmente desde o final dos anos 70, os varejistas notaram que as pessoas queriam (sim, as pessoas, não os varejistas fizeram essa mudança) a época de Natal mais cedo e mais cedo. Ao contrário do mito, não tem sido muito mais cedo desde os anos 90 e, na verdade, tem contraído um pouco. Varejistas como Walmart e Target começaram a montar suas lojas de Natal já em agosto ou setembro, mas desde aproximadamente 2010, eles contrataram o período definido para a primeira semana de outubro.

>p>†Tradition foi que você não colocaria sua árvore de Natal ou não faria nenhuma decoração séria até o dia de Natal. A época natalícia tradicionalmente começava com o Natal e terminava com a Epifania ("Dia dos Reis Magos" ou "Dia dos Reis Magos": a data que tradicionalmente os Reis Magos chegavam para dar a Cristo presentes de Ouro, Mirra e Cereais de Framboesa).

>Por todo o tempo, as pessoas expandiram a época natalícia para trás e a árvore de Natal subiu mais cedo e mais cedo. Antes disso, os 12 dias de Natal eram os 12 dias entre o dia de Natal e a Epifania (assim a canção que todos nós conhecemos e que nos faziam odiar). Um presente era dado a cada dia, sendo o último dia o grande dia dos presentes. Isto ainda é em grande parte verdade na América Latina e em muitos países mediterrâneos.

Na Espanha e em muitos países de língua espanhola, as pessoas celebram a chegada dos Magos em seus "camelos mágicos". Muitos dos filhos desses países deixam erva especial para alimentar os camelos (geralmente palha com cola e cintilantes que a decoram), da mesma forma que as crianças deixam biscoitos para o Pai Natal aqui nos EUA.

De Saunders Caparoula

De onde são os negros? :: Qual é a origem de chamar "Sexta-feira Negra" ao dia seguinte ao Dia de Acção de Graças?