Quais são alguns filmes de Hollywood que mostram um país não ocidental de uma forma positiva?
Os filmes de Hollywood, que são projecções comuns de países não ocidentais, têm servido na sua maioria para cumprir uma fórmula esperada e prevista para o sucesso - ou seja, apresentar o país não ocidental como um lugar desconhecido, bizarro, implacável e regressivo, onde raramente se poderia confiar na infra-estrutura ou nas pessoas.Dito isto, considero estas etiquetas de "positivo" ou "negativo" um pouco ambíguas para aplicar porque, enquanto um país poderia ser projectado numa luz negativa num filme de Hollywood, essa luz negativa seria muito positiva para o sucesso de bilheteira desse filme, não só nos EUA, mas também a nível global. Além disso, essa luz "negativa" poderia ser verdadeira (ou não), e assim, poderia ser dito que representa a realidade como é.
Filmes que se dão bem nos EUA, geralmente tendem a dar-se bem também em outros países, o que nos coloca a questão de até que ponto, como público de cinema, estamos prontos para fazer uma disjunção entre a realidade tal como a conhecemos versus a realidade tal como é mostrada em bobinas, para desfrutar de um filme. Uma imagem, incluindo a representação cinematográfica, é tanto uma porta de entrada para o sujeito, como para o realizador da imagem. A forma como enquadramos as coisas, também é reveladora de quem somos e das nossas visões de mundo.
Por isso, ao percorrer a seguinte lista de países não-ocidentais mostrada de forma positiva em Hollywood, vale a pena notar quais aspectos do país foram seleccionados para exibição, e quais poderiam ser os motivos do cineasta para fazer so-ou os seus pontos de partida, por assim dizer:
p>The Darjeeling Limited (2007):Este filme de Wes Anderson, retrata a viagem de três irmãos, infelizes e muito diferentes um do outro, por toda a Índia, para conhecer a sua mãe. A Índia não é apenas um pano de fundo imundo, exótico, neste filme, ou o outro oposto de ser majestoso para os estrangeiros que poderiam pagar. A Índia interage com os personagens principais, cruzando-se em pontos cruciais para fazer avançar a narrativa.
Sete Anos no Tibete (1997):
Uma história verdadeira de um alpinista austríaco se tornar amigo do Dalai Lama durante a tomada do Tibete pela China é retratada neste filme. Mostrar os Himalaias seria esteticamente agradável de qualquer forma, mas esse não é o único ponto do filme, pois a vida e a filosofia do povo tibetano formam o quadro principal deste filme, indo além da habitual lente retórica do "homem branco num país pobre".
Lost in Translation (2003):
Duas almas solitárias em Tóquio, Japão. Serão elas solitárias porque estão em território desconhecido, levando a sentimentos de alienação? Ou será que as luzes brilhantes de Tóquio precisam apenas de uma fenda nas suas almas escuras e pedregosas para se infiltrarem? Veja este filme de Sofia Coppola para descobrir.
O próximo é um filme britânico, mas vou apenas mencioná-lo devido à semelhança na execução do tema desta pergunta.
P>P>Pesca de Salmão no Iémen (2011):
Um filme ambientado num país do Oriente Médio, focado não em homens furiosos, terroristas, explosões ou guerra, mas sobre a pesca - sem metáforas anexas. Os riachos e rios da Escócia ligam os desertos do Iémen através de uma pesca amorosa comum, mantendo o público viciado no inimitável sentido de humor britânico.
Parti numa trilha. Pegue-o e siga através da luz.
Artigos semelhantes
- É realmente tão fácil dormir com garotas nos EUA como elas mostram nos filmes de Hollywood?
- Se a natureza é uma força positiva sobre o universo, a inteligência é uma força negativa? O que implicaria uma resposta?
- Quais são alguns dos filmes de Bollywood que mostram nudez?
- Quais são os sites de transmissão de filmes gratuitos e pagos (taxas de assinatura mensais) para assistir filmes de Hollywood e Bollywood?