Porque é que a bateria diminui, apesar de estar ligada ao carregador?
P>Even embora seu telefone/tabela/phablet esteja conectado e deva estar carregando como seria de se esperar, não está.
Existem aplicativos utilitários de sistema que irão desligar aplicativos rodando em segundo plano e aplicativos destinados a proteger sua bateria.
A sobrecarga é provavelmente o maior determinante na vida útil de uma bateria, e também o maior contribuinte para a probabilidade de que a bateria de íon-lítio possa explodir. Sobrecarregar o telefone (bateria) irá diminuir a sua vida mais rapidamente do que qualquer outra coisa.
As baterias de níquel-hidreto metálico eram notórias por terem uma "memória", dependendo de quão bem as baterias eram tratadas. Após a primeira carga, essas baterias exigiam que a bateria fosse quase completamente drenada antes de carregar.
As baterias de lítio e as baterias de lítio-íon atuais não têm tanto desse problema. Seus maiores problemas são a fuga térmica e a explosividade que resultaram anteriormente, antes que mecanismos à prova de falhas fossem incorporados às baterias e pacotes de baterias, antes que mudanças mais recentes na química das baterias fossem introduzidas. Às vezes, as primeiras iterações dessas baterias duravam a fuga térmica e depois explodiam. Embora não seja desejável permitir que a bateria se esgote completamente, a sobrecarga é mais prejudicial para a bateria e o telefone, para a vida da bateria e para o risco de explosão.
A maioria dos dispositivos eletrônicos tem circuitos integrados que desligarão o telefone antes que ele seja completamente esvaziado a 100%. Alguns cortarão a corrente de entrada quando totalmente carregados.
Em um computador pessoal, se a temperatura dentro da caixa estiver muito quente, devido à falta de ventilação, soluções de refrigeração inadequadas para a CPU e GPU, o sistema irá desacelerar e ter um desempenho mais fraco, em relação à temperatura.
Apenas carregando uma bateria de íon-lítio, o telefone ou tablet irá aquecer porque carregar a bateria aquece a bateria. Este aumento de temperatura, combinado com a CPU que já está rodando (possivelmente rodando aplicativos e processos inúteis em segundo plano) é uma das principais razões pelas quais a bateria não aumenta constantemente enquanto está sendo carregada, enquanto está ligada ou rodando. É claro que a carga aumenta constantemente ao carregar quando está desligada, mas quando está ligada, a CPU está quente e a bateria a torna mais quente. Há mais carga na CPU e na RAM do que haveria se estivesse mais fria.
Curious sobre esta questão, eu mesmo testei a carga do telefone sob condições diferentes. Quando o telefone é resfriado pelo ar condicionado, a taxa de acúmulo de carga difere drasticamente se o telefone não for resfriado e aquecer devido ao calor inerente à carga. Pode-se testar isso por si mesmo.
Ao usar um aplicativo como o Google Maps, que é notório por causar o superaquecimento do telefone, a ligação do carregador mantém a carga quase na mesma porcentagem que antes da carga. Desligue o aplicativo e insira o telefone no ventilador AC, mesmo enquanto estiver funcionando, e ele irá carregar como seria de se esperar. O superaquecimento é o grande problema e o superaquecimento não é uma característica exclusiva das baterias que estão no fim de sua vida útil.
Edit:
Também pode envolver um cabo USB ou de carga que tenha fios quebrados dentro do cabo, geralmente perto do conector de toda a dobra ao longo do tempo. Pode ser possível sentir calor dentro do cabo.
Uma dica útil não é simplesmente usar aplicativos de maximização de recursos enquanto carrega, mas simplesmente carregar com o telefone desligado. Ele irá carregar mais rápido e mais fresco, em vez de ser longo e arrastado enquanto expõe o telefone a temperaturas prolongadas e excessivas. Basta lembrar de ligá-lo novamente até lembrar de fazê-lo (especialmente se o telefone for o seu despertador).
Se isso não for possível, para carregar com energia desligada, minimize (remova) os aplicativos que foram instalados, mas que raramente ou nunca são usados; isso pode ajudar significativamente.
Às vezes uma gota dura do telefone pode causar danos que levam ao carregamento do telefone quente por vários motivos, mesmo depois de trocar o cabo e uma bateria suspeita (se ainda for removível).
edit: Aqui está um bom artigo que oferece mais sobre o tópico:
Porque você não deve deixar seu telefone conectado durante a noite
A vida útil da bateria é determinada na indústria pela contagem do número de ciclos de carga e sua freqüência, com um ciclo de carga definido como carga completa de 0 a 100%. O número total de ciclos de carga suportada por uma bateria determina, em grande parte, o declínio gradual na capacidade das baterias de íons de lítio. A sua afirmação é que a carga da bateria deve ser limitada a 20% e 80% da capacidade total, evitando as partes mais tributárias do ciclo de carga (80-100% parece dissipar o maior calor e assim carregar a 80%).
Classificam que a "carga rápida" que é oferecida em muitos telefones parece envolver uma mudança no ciclo de carga que pode afectar negativamente a vida útil da bateria, em oposição aos velhos 2,1 Amps de corrente para carregar.
Ensistência de leitura
Artigos semelhantes
- Há alguma forma de viajar no tempo antes da máquina ser ligada? Posso passar pela máquina a ser ligada? Como?
- Qual é a diferença entre um carregador para uma bateria de iões de lítio e um carregador para uma bateria de NiCad?
- Porque é que o meu Samsung 12.2 tab pro diz que está a carregar com o ícone do parafuso activo mas a carga da bateria diminui lentamente?
- Porque é que a Claire, em Outlander, ainda usa o anel de casamento do seu primeiro casamento com o Frank? Apesar de agora estar casada com a Jamie.