Quem criou o Crash Bandicoot, e qual foi a inspiração para o jogo?
Crash Bandicoot foi criado pelos fundadores do Naughty Dog, Andy Gavin e Jason Rubin.
Em 1994, os dois fundadores, que tinham desenvolvido jogos em Boston, receberam da Universal Interactive Studios uma oportunidade de fazer jogos no seu lote de estúdio em Hollywood. Era um acordo que eles não podiam't deixar passar. Eles saltaram para um carro e fizeram uma viagem até Los Angeles.
Quando os dois chegaram a Iowa, eles decidiram que queriam fazer um jogo de ação em plataforma de direção de personagens em 3D. Eles acharam a melhor maneira de fazer isso, fazendo com que a câmera seguisse o personagem por trás enquanto ele corria. Gain e Rubin queriam que seu personagem fosse um concorrente direto da Sega's Sonic the Hedgehog, e por isso chamaram o jogo de "Sonic's Ass" entre si.
Obviamente, o jogo e seu personagem precisavam de um nome que eles pudessem promover. Entretanto, Gain e Rubin acharam os nomes que o departamento de marketing da Universal's surgiu -- como Wuzzy, o Wombat -- eram muito bonitinhos demais para o gamer's gostar. Os dois olharam para um livro de animais e gostaram da imagem que viram de um bandicoot. Deram-lhe o primeiro nome "Crash", e assim nasceu Crash Bandicoot.
Naughty Dog desenvolveu Crash Bandicoot para a nova consola PlayStation da Sony's, e esperavam que a sua personagem se tornasse para a Sony como Mario para a Nintendo e Sonic para a Sega. Infelizmente, a Sony estava preocupada que a personagem tivesse um aspecto demasiado ocidental e não tivesse sido desenhada para japonês. Então um artista do Naughty Dog reviu a personagem, dando-lhe um sorriso sem dentes, e isso conseguiu os japoneses' aprovação.
Quando foi lançada no Outono de 1996, Crash Bandicoot tornou-se o primeiro título americano a vender mais de 1.000.000 unidades e torna-se um grande sucesso no Japão.