Qual é a diferença entre QLED, OLED, e 4K? Um é melhor que o outro?
Q. Qual é a diferença entre QLED, OLED, e 4K? Um é melhor do que o outro?
Uma pergunta muito boa e provavelmente importante para as pessoas que podem ficar confusas entre acrônimos muito parecidos com sonoros. Por favor, faça-me a paciência de ler esta resposta bastante longa. Vou tentar ser o mais coloquial possível nas minhas palavras. Comentários e perguntas bem-vindos.
Parte I] LED, QLED, OLED e 4K
P>Primeiro o pouco técnico:
>ul>>li>QLED significa "Quantum Dot LED TV". É muito específico para a Samsung e acho que nenhum outro fabricante faz televisores QLED. (Eu poderia estar enganado.)li>OLED é a abreviação de "Organic Light Emitting Diode"."Mas mais uma vez isso não faz muito sentido, pois não? O que as pessoas em geral sabem e experimentaram é que eles estão geralmente disponíveis nos tamanhos 55″ e acima, perfil fino, luneta fina, aparência fabulosa - tanto fisicamente como para observar e o custo é igualmente fabuloso. Portanto, aqui estão algumas diferenças.
Existem televisores LED que conhecemos. São essencialmente uma TV com um painel LCD e retroiluminada por luz LED - normalmente pela borda lateral. Se você ligar uma TV assim, sem qualquer sinal, você pode ver que de um lado (geralmente do lado esquerdo) há uma faixa de luz que continua para a outra borda gradualmente diminuindo de intensidade. Esta é a borda LED acesa. O painel é um visor LCD e cada pixel tem três subpixels - vermelho, azul e verde - as cores primárias. Quando uma imagem de sinal é recebida, cada pixel / sub-pixel abre ou fecha para permitir a exibição da imagem em suas cores.
O LCD não tem luz própria - os LEDs fornecem a luz branca. A luz LED passa pelos sub-pixels e é assim que vemos a imagem. A grande falha com este sistema é o sangramento de luz. O que significa que se a cor preta for exibida (preto = ausência de todo o espectro de luz), o pixel do LCD é fechado para evitar que ela ocorra. Mas os pixels do LCD nunca podem fechar completamente e eles sempre vazam luz (assim como uma cortina nunca bloqueia toda a luz). Portanto, o preto não é preto. Isto significa que todas as cores estão nas suas respectivas tonalidades mais claras. Além disso, porque uma borda (tendo as luzes LED) é mais brilhante, a cor de um lado era mais brilhante/ mais clara do que a borda mais distante do outro. Isto cria cores não naturais e em particular estraga a experiência do filme.
Então um novo método foi desenvolvido conhecido como verdadeiro LED retro-iluminado onde o painel LED, em vez de estar de lado, estava diretamente atrás do painel. Mas não é possível ter um LED por pixel - o tamanho não corresponde e mesmo que correspondesse, o custo seria horrível, já para não falar no consumo de energia. Assim, a TV LED retro-iluminada tinha regiões. Cada região de LED poderia ser individualmente escurecida para obter pretos melhorados e, portanto, cores verdadeiras. Esta era conhecida uma TV LED retro-iluminada com escurecimento local.
Embora melhorasse os pretos, não eliminava completamente o problema. Naquela época, havia televisores de plasma que produziam pretos muito intensos e, portanto, cores muito satisfatórias. Mas os plasmas eram escuros e tinham muita fome de energia. Não vamos entrar nisso, exceto no ponto em que os plasmas eram o amor de todos os videófilos por causa da sua verdadeira gama de cores.
Ontem, veio a TV OLED. OLED tem as letras LED, mas é uma tecnologia fundamentalmente diferente do LCD, o principal tipo de TV dos dias de hoje. OLED é "emissivo", o que significa que cada pixel emite a sua própria luz. Isto significa que o painel OLED TV poderia produzir pretos tão brilhantes e cores verdadeiras como as dos painéis de plasma dos anos anteriores. Na verdade, as televisões OLED melhoram com o plasma. LG e Sony foram os primeiros a adotar a tecnologia OLED e outros estão prestes a seguir o exemplo.
Isto nos leva ao QLED TV. QLED é uma variação do LCD LED, adicionando uma película de ponto quântico ao "sanduíche" do LCD. QLED, tal como o LCD, é, na sua forma actual, "transmissivo" e conta com uma luz de fundo LED. Os pontos quânticos são moléculas microscópicas que, quando atingidas pela luz, emitem a sua própria luz, de cores diferentes. Nas TVs QLED, os pontos estão contidos num filme, e a luz que os atinge é fornecida por uma luz de fundo LED. Essa luz viaja então através de algumas outras camadas dentro da TV, incluindo uma camada de cristal líquido (LCD), para criar a imagem. A luz da fonte LED é transmitida através das camadas para a superfície da tela's, razão pela qual é "transmissiva"
Finalmente 4K. 4K, também conhecido como UHD ou Ultra High Definition, é resolução e nada tem a ver com TV. O televisor deve ter a capacidade de exibir essa resolução. A resolução de 4K no modo widescreen é de 3840 x 2160 pixels. Qualquer televisor, seja LED, QLED ou OLED (microLED também vem aí) que tenha a mesma resolução de painel é um televisor 4K. Há 8K também que também é uma resolução e no modo widescreen significa 4 vezes de 4K ou 7680 x 4320 pixels.
Parte II] O que é melhor?
4K é imaterial aqui. 4K denota resolução de imagem em pixels (mencionei-os acima incluindo 8K também).
4K deve ser comparado com outras resoluções como 720p HD ou HD-Ready (1280 x 720), 1080p Full HD (1920 x 1080), 4K e 8K. Obviamente 4K é melhor que FHD ou HD-R e é inferior a 8K. Mas 4K (e 8K) é uma palhaçada promulgada pelos fabricantes. 4K é uma grande moda. O olho humano não consegue distinguir entre FHD e 4K em televisores menos que 55″ (os tamanhos comuns) e a 8 pés de distância de visualização (a distância mais comum a que se assiste). Pode-se ver a clareza e o brilho de 4K em 65″ se estiver sentado tão perto a 6 pés ou menos. Para se beneficiar de 8K, pense em 135″ TV a 8 pés de distância.
LED vs QLED vs OLED.
O que é melhor entre LED, QLED e OLED? OLED definitivamente. QLED melhorou muito, mas o OLED ainda é melhor que ele. O bom e velho LED? Ele não se compara com os outros dois, mas tamanho por tamanho, uma TV LED 55″ 4K custará cerca de 4 vezes menos do que o QLED ou OLED. O QLED é ligeiramente mais barato que o OLED.
Parte III] Qual TV e em que tamanho você deve comprar? Estritamente a minha opinião.
- Tamanho faz a diferença. Tente comprar uma TV do tamanho que você puder. Já se foram os dias em que 40″ era grande o suficiente. Não pense abaixo de 55″. Se a parede permite ir para 65″ ou ainda maior.
- se você está limitado pelo orçamento, pense em uma TV LED maior do que uma menor QLED ou OLED. (OLEDs raramente estão abaixo de 55″ hoje em dia. Mesmo QLEDs são principalmente 55″ ou acima.) Então se você pode obter um LED 75″ pelo mesmo preço que um 55″ dos outros dois, eu diria vá para 75″.
- se você está assistindo em uma sala muito iluminada e a luz ambiente não pode ser controlada, então LED ou QLED são melhores. Eles são mais brilhantes e funcionam melhor em situações com muita luz. As TVs OLED não são brilhantes e não é aconselhável aumentar para um brilho/contraste muito alto porque a TV pode sofrer de retenção de imagem e problemas temporários de burn-in.
- QLED é bom mas não melhor que OLED.
- Para a visualização premium, aponte para um OLED 65″. A higher size may break the bank.