Uma TV OLED ou QLED afeta o olho em comparação com uma TV padrão?
Well Samsung QLED são os modelos de TV mais brilhantes do mercado. Eles podem produzir 1.000 lêndeas de brilho, e alguns websites dizem que os modelos premium produzem até 4.000 lêndeas. Portanto, esse brilho pode ferir seus olhos, especialmente quando sentado muito perto da TV. Sentado a 1 ou 1,5 metros perto da minha TV QLED literalmente leva os meus olhos às lágrimas.
LG QNED, Nano cell e OLED são respectivamente menos brilhantes. Na verdade, o OLED pode't produzir brilho suficiente para a melhor experiência HDR. Mesmo o novo OLED evo que estão sendo anunciados como sendo mais brilhantes do que as gerações anteriores são apenas cerca de 20% mais brilhantes e nunca podem chegar a qualquer lugar perto de 1.000 lêndeas. Mas ainda assim o contraste infinito do OLED compensa-o e os evo LG OLED são perfeitos para HDR, especialmente em quartos escuros.
Os tons de cor LG são sempre mais avisados que os da Samsung, que tende a optar por tons azuis mais frescos. Os tons de cores mais quentes são mais amigáveis aos olhos. Os tons de cor azul frio também produzem muitas luzes azuis que machucam os olhos, que estão sendo filtradas na maioria dos novos monitores amigáveis aos olhos. Essa é a mesma razão por trás da tonalidade de amarelo a laranja em quase todos os monitores modernos. Especialmente os monitores IPS. Mas mesmo os monitores Samsung PLS têm uma tonalidade castanha.
Então sim, o Samsung QLED pode realmente ferir os olhos se você se sentar para fechar. E eles não podem ser substitutos perfeitos de monitores. LG OLED no entanto são muito melhores a este respeito.