Qual é a diferença entre QLED, UHD, OLED, 4K, e HDR TVs?
QLED e OLED são tecnologias de visualização. UHD e 4K são resoluções de imagem. QLED refere-se a quantum dot LED, tecnologia proprietária da Samsung's utilizada em televisores de gama alta. It's nada mais que LED-LCD TV com película quantum dot adicional constituída por partículas semicondutoras que podem controlar a saída de cor. Os televisores com diodo emissor de luz orgânica (OLED) têm pixels emmisivos, o que significa que os pixels emitem a sua própria luz, ao contrário dos televisores LED (QLED é apenas LED) que necessitam de retroiluminação para a iluminação dos pixels. Devido a isso, os pixéis dos televisores OLED podem ser ligados e desligados individualmente, o que resulta em negros mais escuros e brancos mais brilhantes e, portanto, um contraste supervisor. O contraste juntamente com a resolução finalmente determina a qualidade da imagem.
Ainda resolução maior que hd completo (1080p) é conhecida como UHD. 4K, 8K são resoluções UHD. A resolução 3840 X 2160 é conhecida como resolução 4K porque tem cerca de 4000 pixels em cada linha.
HDR (em câmaras), ou seja, a imagem High Dynamic Range é uma imagem em que as sombras e os destaques são igualmente visíveis. As câmeras digitais podem não ser capazes de capturar sombras e destaques ao mesmo tempo em uma única imagem. Assim, imagens do mesmo objecto, uma imagem com sombras e uma imagem com destaques são frequentemente fundidas para formar uma imagem HDR.
HDR em televisores: Em termos mais simples, os televisores HDR têm uma maior diferença entre os seus níveis de brilho e de escuridão. Em televisores LCD LED, os pretos não são pretos perfeitos, ao contrário dos televisores OLED. Portanto, a relação entre brancos e pretos pode ser aumentada aumentando o brilho ou a luminescência. Quanto maior for este rácio, maior será o contraste. O contraste é um fator importante que determina a qualidade da imagem. Cada pixel tem três canais de cor primária (R,G,B) com 8 bits de profundidade. O número total de gradações de cor que pode ser formado com esta disposição é 2^8X2^8X2^8, ou seja, cerca de 1,6 milhões. Se aumentarmos a profundidade de bits para 10, o nº total de cores que obtemos será de cerca de biliões. Este é o HDR10. Em televisores HDR podemos ver detalhes claros em áreas mais escuras, bem como em áreas mais brilhantes da cena igualmente bem. Assim, os televisores HDR oferecem imagens mais detalhadas com cores mais vibrantes do que os televisores não HDR.
.Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre HD, HDR, Full HD, UHD, Quad HD e HDR 10+ em TVs/smartphones?
- Qual é a diferença entre os televisores UHD, premium UHD e QLED Samsung?
- Qual é a diferença entre QLED, OLED, e 4K? Um é melhor que o outro?
- Qual é a diferença entre HDR, P3, Rec. 709, e Rec. 2020? Como isso afeta os monitores que estamos usando, tais como OLED, IPS, LED e LCD?