O freemium é um modelo económico estável? Porquê?
O freemium é certamente estável, se sujeito a constantes convulsões. Sim, ele tem uma rotatividade muito alta, mas desde que você tenha um componente viral para mantê-los entrando, e você pode conseguir usuários suficientes (devem ser milhões) para que você tenha a esperança de converter o suficiente para pagar, você pode construir um negócio real aqui, de alguma escala. Um negócio de milhões de dólares, talvez, até dezenas de milhões de dólares por ano (por exemplo, SurveyMonkey).A grande questão é: por estável, quer dizer realmente escalável? Se sim, pode levá-lo a um negócio de $100.000.000? Ou seja, o que precisa para fazer IPO e realmente ser grande?
A minha resposta é: quase nunca para aplicativos SaaS/business. Há simplesmente' não há negócios suficientes em todo o país.
Então, pelo menos para aplicações freemium de negócio-ey e SaaS-ey, a maior parte das aplicações ficam fora ou desaceleram bem antes disso.
Freemium por si só, simplesmente pode't escalar tão grandes aplicações relativamente raras e universais que quase todos os negócios precisam e estão dispostos a pagar > $10-$20/mês. Simplesmente não há negócios suficientes na América para fazer a matemática funcionar.
Para construir um negócio de $100.000.000 só no Freemium, pense na matemática. Suponha que você pode obter $10/mês por usuário pago (muitas vezes, você pode't). Você'precisaria de quase 1.000.000 de assentos pagos para acertar isso. Suponha uma taxa de conversão de 2%, para simplificar's. Você'd precisa de 50.000.000 de usuários ativos. Não usuários a fingir. Não usuários que se registraram e nunca mais voltaram. Nem mesmo usuários do que usar você uma vez por ano. 50.000.000 de usuários ativos, apaixonados e comprometidos.
Isso é extremamente difícil na internet para consumidores, mas pode acontecer. O Facebook está quase em 1.000.000.000.000 de usuários. O Twitter já passou disso, o Pinterest pode ser, etc. Em aplicativos de negócios SOHO ou SMB, um milhão de clientes pagantes - isso quase nunca acontece. Intuit, Microsoft, Adobe, PayPal. Mas não demasiados com 1.000.000 de clientes comerciais pagos.
Então não há esperança de se construir um negócio de 100.000.000 de dólares? Absolutamente não. Na verdade, o que ele pode fazer é criá-lo, construí-lo, e semeá-lo.
Por exemplo, na EchoSign, nunca o Freemium mais puro (ou seja, nenhum envolvimento humano jamais) excedeu 40% de nossa receita, e conforme passamos os primeiros $10.000.000 em receita de ARR, ele diminuiu um pouco e nunca excedeu um terço de nossa receita direta, medida por si só.
Outro grande exemplo é o Box. O Box está provavelmente se aproximando dos $100 milhões em receitas, mas ele "inclinou-se" de um produto majoritariamente freemium para um foco empresarial, sendo o freemium hoje uma minoria de suas receitas - embora uma fonte chave de leads (veja abaixo). Uma grande parte, mas não o suficiente para levá-los a 100 milhões de dólares.
DropBox pode já ter ultrapassado isso no Freemium. Se assim for, isso prova a quantidade de milhões de pessoas que você precisa para ser verdadeiramente ativo usando seu utilitário para fazer a escala do Freemium até o nível de nove figuras. E isso seria nas costas dos consumidores, não das empresas.
Então o freemium sozinho tem um teto. Mas - ele constrói a sua marca. Expõe você a milhões. O que cria pistas. P leads altamente qualificados, muitos dos quais precisam ir a um vendedor, mas já usaram o produto, adoram-no e estão quase prontos para comprar. Combine isso com Freemium não assistido, e que representou a maior parte do nosso faturamento.
Isso pode acabar sendo um teste gratuito disfarçado de freemium. It'é difícil de conseguir, e às vezes pode confundir os clientes, mas acerta, e funciona.
Mas freemium puro e automatizado -- você coloca um site, e o dinheiro rola automaticamente, uma vez que as pessoas atingem o ponto de estrangulamento -- it'é maravilhoso. Funciona. Mas para chegar a um IPO, sozinho? Pode acontecer -- mas isso'é altamente improvável. Você'precisará construir em cima dele, e adicionar mais.