Como é que os dispositivos vestíveis se ligam aos smartphones?
Como Nick Moline mencionou, a maioria dos aparelhos conectáveis aos smartphones via Bluetooth, e há uma boa razão para isso. Além de não requerer um ponto de acesso sem fio, o Bluetooth permite que um dispositivo usável seja acoplado a um smartphone, e vice-versa. O emparelhamento é essencialmente um aperto de mão entre os dois dispositivos que lhes permite iniciar as comunicações. É uma forma de garantir que os dois dispositivos possam se conectar de forma segura e eficiente. Uma vez concluído o emparelhamento, os dois dispositivos são livres para se comunicarem como quiserem. Esta comunicação pode incluir a transmissão de mensagens, notificações e até mesmo arquivos, embora a transmissão de arquivos não seja recomendada devido à baixa largura de banda do Bluetooth's.
Por que Bluetooth?
Agora, você pode estar se perguntando por que esses dispositivos usam Bluetooth ao invés de Wi-Fi. Acredito que alguns dispositivos de uso podem usar Wi-Fi como uma opção para alcançar faixas maiores, já que o alcance do Bluetooth's é muito limitado, mas sinto que as principais razões para usar o Bluetooth são a conectividade e maior duração da bateria.
Como mencionado anteriormente, o Bluetooth não requer uma conexão sem fio à Internet. Alguns dos dispositivos mais populares são bandas de fitness, por isso, enquanto o utilizador está fora, as hipóteses de ele ou ela ter uma ligação sem fios (excluindo planos de dados) é relativamente incomum, mesmo no mundo actual's. Dada esta situação, o dispositivo usável não seria tão útil, uma vez que não pode interagir com o smartphone. Algumas bandas de fitness, como o Jawbone, armazenam os dados de fitness no próprio dispositivo e depois sincronizam com o smartphone do usuário's quando uma conexão está disponível. Para bandas de fitness como a Microsoft Band, a falta de conexão com um smartphone significaria que mensagens de texto, chamadas e outras notificações não seriam transmitidas. Uma vez que o sinal Bluetooth é emitido por cada dispositivo e não depende de um terceiro dispositivo (um roteador sem fio), a conexão entre o dispositivo de uso e o smartphone é mais disponível e mais confiável.
Para a vida útil da bateria, o Bluetooth é extremamente eficiente em termos de energia. Atualmente, um dos maiores desafios com dispositivos usáveis é a vida útil da bateria: muitos dispositivos duram apenas um ou dois dias antes de requererem uma recarga, e os consumidores não'não querem ter que carregar seus dispositivos com frequência. Se a duração da bateria é de apenas alguns dias com Bluetooth, seria ainda mais curta com Wi-Fi. A tecnologia Wi-Fi exige mais da bateria, pois a banda de rede sem fio está constantemente à procura de um sinal com maior alcance.
Artigos semelhantes
- Qual é o futuro do desenvolvimento da aplicação de dispositivos vestíveis?
- Como é que o lançamento do Apple Watch tem impacto no mercado dos vestíveis, em particular o UP by Jawbone?
- Como é que as grandes empresas se ligam à Internet? Qual é a melhor, mais rápida e mais confiável alternativa a uma rede a cabo?
- Como ligar câmaras de segurança sem fios, que só se ligam à alimentação através de cabo DC, a estes fios