Stephen Elop tornou-se o CEO da Nokia para diminuir o seu valor?
Sim A Nokia diminuiu o seu valor apenas devido ao CEO Stephen Elop. No início de 2007, a Nokia tinha uma quota de mercado de 50% na indústria dos telemóveis. Mas devido à inovação do Google Android, a Nokia tinha sofrido muito, uma grande diminuição no valor da quota da Nokia no mercado. O preço da ação antes era de $40, que caiu para $2.
Com a entrada do novo CEO Stephen Elop, todas as redes da Nokia com outras empresas em diferentes países haviam morrido. Nenhuma das outras empresas estava interessada em fazer parceria com a Nokia. Isto foi conhecido como efeito Elop.
Então Stephen fez um pré-anúncio do novo smartphone que era baseado em windows, enquanto eles não tinham nenhuma informação sobre este sistema operacional window. Isto levou ao efeito Osborn. Isto significa que sem conhecer os riscos e as condições do mercado, a empresa fará um anúncio sobre o almoço do seu novo produto. No caso da Nokia, eles introduziram o Lumia (telefone baseado em janelas) após 9 meses do anúncio. Até que um grande mercado tivesse adotado o Android e o cliente tivesse perdido a confiança na empresa por não ser capaz de manter suas próprias palavras.
Em um memorando secreto Elop havia mencionado que o sistema operacional anterior Symbian era de má qualidade e não era suficientemente bom. De alguma forma este memorando chegou à mídia e isto veio à tona. Devido a isso, houve o efeito Ratner. Isso significa que quando o dono da empresa declara que seu próprio produto não é tão bom, então o cliente fiel também o deixou.
Então finalmente eles tiveram apenas uma chance de recuperar a fatia de mercado, que foi a parceria com a Microsoft. Desta forma, devido a Stephen Elop, a Nokia diminuiu o seu valor no mercado.