O que significa quando se diz que ' (.MKV, .AVI, .MOV) são meros recipientes para diferentes codecs'?
Áudio e (especialmente) vídeo ocupam enormes quantidades de espaço na sua forma bruta, sem compressão. Então, eles são comprimidos por padrões específicos para economizar espaço, e depois descomprimidos na hora pelos reprodutores de vídeo. Portanto, a palavra codec é a abreviação de Compressão/Descompressão, e refere-se a um padrão geral de como um fluxo de vídeo ou áudio é compactado para baixo. Lá's cargas de codecs lá fora, tais como H.264, divx, etc.
O ato de comprimir o vídeo é chamado de codificação. Às vezes, quando pegamos um vídeo que's já foi codificado e o codificamos novamente, ele's chama-se transcodificação. Você pode transcodificar o vídeo para mudar de um codec para outro, ou você pode transcodificá-lo para o mesmo codec em que já estava, mas com configurações diferentes para conseguir um arquivo de tamanho menor. Você também pode transcodificar o vídeo para alterar a apresentação de alguma forma, como ajustar a cor, alterar a resolução, etc. O mesmo vale para o áudio, onde você pode transcodificá-lo para fazer algo como aumentar o ganho (volume).
É importante notar que a transcodificação quase sempre resulta em uma perda de qualidade, mesmo que essa perda seja muito pequena para ser vista a olho nu.
Quando você codifica áudio e vídeo, eles'são tratados como fluxos separados de informação. Esses fluxos precisam ser mantidos juntos de alguma forma, que é onde entram os formatos de contêineres. Se você tiver um fluxo de vídeo H.264, e um fluxo de áudio AAC, você pode colocá-los juntos em uma gama de diferentes recipientes. Alguns recipientes comuns são MKV, AVI e MP4.
O ato de colocar streams em um recipiente é chamado de muxing. O ato de puxar fluxos de um recipiente para colocá-lo em um recipiente diferente é chamado de remuxing. Por exemplo, você pode pegar um contêiner MKV que contenha um fluxo de vídeo H.264 e um fluxo de áudio AAC e colocá-los novamente em um contêiner MP4. Os fluxos em si são idênticos, porque você fez'não transcodificou nada, você'acabou de mudar o contentor. A maior vantagem com o remuxing é que você está't transcodificando qualquer coisa, então ele's rápido e lá's sem perda de qualidade.
Diferentes formatos de container têm diferentes prós e contras. Por exemplo, dois dos formatos de contentor mais comuns (MP4 e MKV) podem realmente conter múltiplos streams de áudio dentro de um único contentor. Isto é útil se você tiver um filme em inglês, mas também tem uma versão dublada em espanhol. Ao invés de ter que manter 2 arquivos separados, você pode ter um único arquivo com 2 streams de áudio. Isso também permite que você tenha, por exemplo, uma faixa de comentário de áudio, ou ambas uma faixa de áudio 2.0 e uma 5.1 juntas.
E elas são't limitado a áudio e vídeo. Containers podem conter streams para legendas, podem conter informações de capítulos, podem conter Metadados (como título, data de lançamento, informações de elenco, estúdio, etc). MKV tem a vantagem de ser capaz de lidar com praticamente qualquer fluxo de áudio ou subtítulo que você joga nele, mas a desvantagem é que não há tantos sistemas que reconheçam esse contentor em particular, e assim ganham't tocá-lo. O MP4 é provavelmente o mais popular e onipresente recipiente hoje em dia, mas tem algumas limitações, tais como não ser capaz de segurar os fluxos de legendas que são baseados em imagens, em vez de baseados em texto. Um exemplo de legendas baseadas em imagens é o formato PGS (que é o formato de legendas frequentemente encontrado em filmes de bluray).
Artigos semelhantes
- Quais são todos os diferentes tipos de codecs de vídeo, e quais são as suas formas completas?
- Que tamanho e rosca são os parafusos utilizados para instalar os recipientes de saída?
- Por que os iPhones gravam em .MOV quando os arquivos .MP4 são muito melhores e mais compatíveis?
- Como converter AVI para MP4