Porque é que os herbívoros e carnívoros bebem água de forma diferente? Artboard
Quando leio esta pergunta, pergunto-me se se refere apenas à dieta (ou seja, "comedores de plantas" vs. "comedores de carne"), ou se se refere às famosas guildas de mamíferos nessas categorias. Quando você pensa nos grandes herbívoros do mundo, você geralmente pensa nos ungulados, ou seja, nos mamíferos com cascos. Este grupo consiste em duas ordens: Perissodáctila (cavalos, rinocerontes e antas) e Cetartiodáctila (hipopótamos, porcos, queixadas, chevrotains, pronomes, girafas, veados, bovinos, ovinos, caprinos, antílopes, etc.). Surpreendentemente, as baleias são os parentes vivos mais próximos dos hipopótamos, mas vamos ignorá-los aqui, porque elas mudaram muito nos últimos 50 milhões de anos!
Os membros da Ordem Carnívora são chamados carnívoros, mas alguns são mais carnívoros que outros, e alguns são onívoros (comendo tanto carne quanto plantas). Carnívora está dividida em 2 subordens: Caniformia e Feliformia. Caniformia contém as famílias dos cães (Canidae), ursos (Ursidae), guaxinins (Procyonidae), leões marinhos (Otariidae), e outros. Feliformia contém as famílias dos gatos (Felidae), hienas (Hyaenidae), mangustos (Herpestidae), genetas (Viverridae), e mais.
Agora, sobre a sua pergunta, que eu li como, "Por que os ungulados e carnívoros bebem de forma diferente? Como você pode ver, estes dois são grandes grupos com muita diversidade, portanto, haverá exceções. No entanto, suspeito que o que você está querendo dizer é, por que os carnívoros bebem a água com a língua, enquanto os ungulados enfiam os lábios debaixo d'água e sugam água diretamente para a boca.
Isso provavelmente tem a ver principalmente com as bochechas. Animais que precisam mastigar muito têm bochechas grandes para segurar a comida na boca, e línguas musculosas para mover a comida enquanto o animal mói a comida com os seus poderosos molares. Em contraste, os carnívoros predadores fazem pouca ou nenhuma mastigação, por isso não precisam realmente de bochechas muito bem desenvolvidas. Eles apenas mordem e matam a sua comida, depois cortam-na com os seus dentes carnassianos e depois engolem-na em pedaços relativamente grandes.
Porque os ungulados têm lábios que podem formar uma vedação bastante apertada, podem formar uma sucção com as suas bochechas e língua, e aspirar água directamente para engolir. Na maioria dos carnívoros, porém, isso não é muito prático, pois os cantos de suas bocas são tão distantes. Isso permite-lhes morder e cortar carne, mas também significa que eles não podem realmente enfiar muito os lábios para cima. Então, eles apenas estendem a língua, formando uma espécie de copo pequeno, e puxam a água até a garganta dessa maneira. Então, a forma como estes dois grupos de animais bebem é um reflexo de como eles se alimentam.