O que acontece se não se muda o óleo de um cortador de relva?
Ele vai acabar por falhar. Os pequenos motores não são projetados para durar mais de 500 horas de operação. Quando você passar tantas horas em um cortador de grama, outras peças vão se desgastar. Muitas pessoas vão apenas substituir a unidade inteira. Os motores a óleo nunca mudam, dependem do cliente para verificar e encher conforme necessário. Estes motores irão queimar pequenas quantidades de óleo. Com o tempo você está substituindo os aditivos de óleo, que é o que protege o motor. Estes motores também requerem a substituição regular do filtro e da vela de ignição. Se comprou o cortador de relva porque não teve de mudar o óleo, provavelmente não está a fazer a manutenção. Eles estão a apostar que o cortador de relva vai durar mais que a garantia.De um pequeno fórum de motores.
Check and Add
A poucos anos atrás, o motor mais pequeno do tipo cortador de relva Briggs & Stratton, a série L-head 90000 Classic, foi gradualmente eliminado. O mesmo destino aguarda a família de motores Quantum L-head 120000. Nenhum dos motores seria capaz de cumprir as normas de emissões governamentais em curso.
Um novo motor OHV de 9 polegadas cúbicas foi concebido e construído para substituir o motor Classic e um motor de 10 polegadas cúbicas acabou de ser introduzido para substituir o Quantum.
A maior parte do produto que a empresa vende vem destas duas famílias de motores, por isso foi importante satisfazer as necessidades e expectativas actuais e futuras dos clientes.
Após uma extensa pesquisa de mercado, uma lista de características mais desejadas começou a tomar forma. Provavelmente não é surpresa que o motor precise arrancar de forma confiável e o procedimento de partida deve ser simples. Os 4 ou 5 comentários mais importantes caíram nesta categoria.
Que o motor precisava ter potência suficiente era o próximo requisito mais popular.
A 3ª preocupação mais importante realçou o desgosto dos consumidores em ter de mudar o óleo do motor. Isto talvez não seja muito surpreendente, pois pode ser um procedimento confuso e algo intimidante para aqueles com pouca experiência mecânica.
Após esta informação, os departamentos de engenharia foram trabalhar para ver se podíamos fazer um motor fácil de arrancar, potente e fiável que nunca tivesse de mudar o óleo.
Agora, se é um técnico que trabalha nesta indústria há mais de, digamos, 2 semanas, já viu os danos causados a um motor a funcionar com pouco óleo, talvez sem óleo e possivelmente com o óleo errado. Não é bonito e na maioria das vezes é um erro fatal.
Se você fez carreira neste negócio, você pode ter encontrado um cliente que realmente admitiu nunca ter feito manutenção no seu cortador de grama a não ser adicionar um pouco de óleo de vez em quando. Estes motores são geralmente melhores do que os que não têm ou têm pouco óleo, mas muitas vezes apresentam um desgaste prematuro. Isto é geralmente causado pela falha do lubrificante e das partículas de desgaste dentro do motor.
Para resumir, a engenharia descobriu que o óleo falhou na maioria das vezes devido a quebra molecular causada por temperaturas elevadas e material estranho.
algumas das partículas de desgaste dentro do bloco foram deixadas lá pelo processo de fabrico, outras estavam a maquinar asperezas do processo de arrombamento e ainda outras do exterior do motor devido a problemas de manutenção deficientes, normalmente no sistema de admissão de ar. A tarefa de construir um motor que funcionasse bem sem trocas de óleo é que os óleos modernos são muito melhores do que eram há 10 ou 15 anos.
O design do motor EXi reduz a temperatura do óleo de várias maneiras.
- O design OHV do EXi funciona a 10° F mais frio do que a configuração da cabeça em L. O óleo mais frio significa um decaimento mais lento das propriedades do óleo
- O design do motor EXi armazena melhor os detritos externos, como a palha, para que as aletas de refrigeração permaneçam expostas ao fluxo de ar
- O volante de inércia e o ventilador do volante de inércia focam o ar nas aletas para uma melhor capacidade de refrigeração
- O design do motor também reduz o consumo de óleo e os detritos internos, apertando as folgas internas.
Antes do início da fabricação do motor EXi, a fábrica de Poplar Bluff, Missouri foi completamente reconstruída com melhorias para proporcionar um melhor controle sobre o processo de fabricação. As linhas de usinagem do cilindro, cárter e cabeça do cilindro são novas e uma linha de usinagem de pistões de última geração foi adicionada.
Como resultado dos esforços para apertar o processo de fabricação, o consumo de óleo do motor caiu significativamente.
Comparações típicas de consumo de óleo:
- 675/725 Quantum calculou uma média de consumo de óleo de .3-.4 onças por hora
- A série EXi consome em média 0,1 onças por hora.
- A 0,1 onça/hora leva 40 horas para chegar à marca "adicionar" na vareta de medição
- Adicionar 4 onças de óleo fresco substitui 25% do óleo
Um dos primeiros elementos do óleo lubrificante do motor a deteriorar-se é o pacote de aditivos. Ao adicionar óleo conforme necessário, estes materiais críticos são refrescados.
Continuamos a contar com o envolvimento do cliente no sentido de que este tem de verificar e adicionar óleo quando necessário. Na verdade, o conceito de não trocar o óleo só se torna viável se o cliente realizar outras manutenções rigorosamente, como a troca anual do filtro de ar, a substituição da vela de ignição, a manutenção das aletas de refrigeração e, claro, a manutenção do óleo cheio.
Como você pode estar pensando agora mesmo, "Eu não sei, isto ainda não está bem comigo" o mesmo pensamento será tido por muitos clientes, particularmente aqueles que cuidaram diligentemente do seu próprio equipamento ao longo dos anos.
Não se preocupe; eles ainda podem trocar o óleo se quiserem! Mas, se isso ajudar, fizemos a nossa devida diligência enviando amostras de óleo para um laboratório externo a partir de vários motores EXi. Cada um deles funcionou durante 600 horas sem troca de óleo [apenas adição] e o óleo ainda foi reportado como reparável.
Solte em mente, a funcionalidade Check and Add só se aplica ao motor EXi.
Artigos semelhantes
- Com que frequência preciso de afiar as lâminas do meu cortador de relva se cortar a relva uma vez por mês?
- O óleo não detergente 30 é o mesmo que o óleo SAE 30w?
- Qual é a diferença entre o óleo LDO e o óleo diesel?
- Qual é o perigo de misturar óleo de transmissão sintético completo com óleo de transmissão regular?