Qual é o perigo de misturar óleo de transmissão sintético completo com óleo de transmissão regular?
Se você realmente quer dizer apenas misturá-los, então não há perigo. Despeje um pouco de sintético em algum não sintético e ele ficará ali sentado a olhar para si.
No entanto, presumo que quer dizer, misturá-los e depois usá-los numa transmissão. Neste caso depende da aplicação.
Se você tiver um carro mais antigo que especifique um fluido de transmissão de base mineral regular, e você o abastecer ou trocar por fluido sintético, ele funcionará perfeitamente. Você pode achar o câmbio um pouco mais suave, pois muitas vezes o equivalente sintético é ligeiramente mais baixo.
Se você tem uma transmissão que requer sintético completo e você o abastece ou o troca para fluido de base mineral, você está correndo um risco considerável.
O fabricante especificou sintético por uma razão. Pode ser simplesmente para estender o intervalo entre as mudanças, neste caso, desde que você troque seu óleo mineral com mais freqüência, nada de ruim pode acontecer. No entanto, pode ser porque o projeto da transmissão requer que o sintético funcione corretamente, ou para assegurar uma lubrificação adequada em peças altamente estressadas. Neste caso, você corre um alto risco de falha na transmissão.
A dificuldade é que você não tem como saber. Portanto, se a sua pergunta é sobre poupar dinheiro usando um óleo mais barato, don't faça-o. Isso lhe custará mais, muito mais a longo prazo.
Em uma nota relacionada, você verá frequentemente carros modernos com transmissões que se diz serem "seladas para toda a vida" e você nunca precisará trocar o fluido. Como alguém que trabalhou para uma companhia petrolífera durante toda a minha vida profissional, posso assegurar-lhe que nunca ninguém fez um óleo que dure para sempre. Os fabricantes seriam melhores para dizer que a vida da transmissão é igual à vida do óleo. Portanto, se você valoriza o seu carro e quer mantê-lo por muito tempo, troque o óleo da transmissão periodicamente. Pode custar-lhe muito dinheiro, mas será sempre mais barato do que uma nova transmissão.