Qual é a diferença entre uma engrenagem e um pinhão?
1. Basicamente, o pinhão é um elemento motor e a engrenagem é um elemento motor utilizado na transmissão mecânica.
2. O pinhão normalmente tem menos dentes em comparação com o de uma engrenagem, ou seja O pinhão é menor em tamanho (ou seja, diâmetro de passo) do que uma engrenagem.
[matemática]m=\frac{D}{T}\implica D=mT\implica T\propto D[/math]
Onde, o módulo ([matemática]m[/math]) é constante para um dado par de engrenagens de acasalamento. Portanto, quanto maior o tamanho (ou seja, diâmetro do passo [matemática]D[/math] ) de uma engrenagem, maior o número de dentes ([matemática]T[/math]) para um dado par de engrenagens de fosqueamento (ex. engrenagem e pinhão)
3. Se a engrenagem e o pinhão são feitos do mesmo material então o pinhão é sempre mais fraco que a engrenagem em flexão porque a resistência da viga [matemática]S_b=bm\sigma_bY[/math] é diretamente proporcional ao fator de forma Lewis [matemática]Y[/math] (ou seja [matemática]S_b\propto Y[/math]) que é menor para o pinhão devido ao seu menor número de dentes.
4. A velocidade de rotação ([matemática]N_p[/math]) do pinhão é maior que a de uma engrenagem ([matemática]N_g[/math]) devido ao seu menor número de dentes ([matemática]T_p[/math]) ou menor diâmetro (passo) ([matemática]D_p[/math]) de acordo com velocidade periférica constante
[matemática]\boxed{N_pD_p=N_gD_g}[/math] & [matemática]\boxed{N_pT_p=N_gT_g}[/math] (Válido para qualquer par de engrenagens de acasalamento)