O que é uma engrenagem intermediária?
Uma engrenagem que não afeta a relação de redução geral entre a entrada e o eixo de saída é chamada de engrenagem intermediária. As engrenagens são usadas principalmente para aumentar o torque através da redução da velocidade. Então porque as utilizamos? Existem duas aplicações principais de uma polia de desvio e elas estão listadas abaixo.
1. Sentido de rotação
Rodas de engrenagem cruzadas giram sempre no sentido oposto em relação umas às outras. Existem certas aplicações onde será necessário que o sentido de rotação do eixo de entrada seja o mesmo que o do eixo de saída. Para conseguir isso, é introduzida uma engrenagem intermediária que transmite o mesmo torque (haverá perdas) com mudança no sentido de rotação. Aqui está uma imagem para ajudá-lo a entender (Sourcehttp://overunity.com/14767/ultimate-proof-of-magnetic-vortex-free-book-and-videos/dlattach/attach/141725/image//)
2. Distância do centro
Quando você tem uma grande distância central você pensa em acionamentos flexíveis como correia plana, correia v e acionamento por corrente para transmissão de energia. Certas aplicações exigem o uso de um conjunto de engrenagens para transmitir potência sobre uma grande distância central. Nesses casos, fazemos uso de uma engrenagem intermediária para que a potência, ou seja, o torque possa ser transmitido em uma grande distância. A imagem acima novamente dá um exemplo de como a engrenagem intermediária está efetivamente aumentando a distância central entre a engrenagem do motorista e a engrenagem acionada.
Estas são as principais razões para o uso de uma engrenagem intermediária.