Os extensores de alcance WiFi precisam de um cabo Ethernet?
Não, mas se você puder conectá-lo via Ethernet gigabit de volta ao seu roteador/switch, você pode muito bem conseguir uma melhor taxa de transferência.
Um WiFi Range Extender (RE) atua como um repetidor, associando-se sem fio tanto com o seu Ponto de Acesso WiFi principal (AP) quanto com clientes remotos para aumentar o alcance da sua rede sem fio. Como tal, a velocidade efectiva é a) cortada pela metade devido ao processo de dois passos (falar com o cliente, depois com o AP principal, ou vice-versa), e b) limitada pela ligação wireless do RE de volta ao AP.
Keep em mente, diferentes protocolos WiFi suportam diferentes velocidades dependendo das capacidades de design do hardware usado e da qualidade do sinal, assim em *best*, a sua ligação RE para AP estará na maior taxa suportada por ambos. Isto é altamente improvável porque a motivação para implementar o seu RE é alargar o alcance WiFi e, portanto, não será localizado tão perto do seu AP, o que significa que uma ligação ao AP à velocidade máxima pode não ser possível. Mesmo que fosse, é duvidoso que este link sem fio possa rivalizar com um link gigabit com fio full-duplex.
Considere também, as comunicações WiFi são inerentemente meio-duplex, significando que ambas as extremidades não podem "falar" (transmitir) ao mesmo tempo - cada extremidade deve esperar que a outra termine antes de falar, como quando você está usando um walkie-talkie. Os atrasos surgem devido a isso, mas também porque nesse preciso momento outros dispositivos sem fio podem estar usando esse canal de freqüência ... pode até ser o dispositivo do seu vizinho! A Ethernet com fio para um switch gigabit, em contraste, é um canal dedicado full-duplex (não compartilha o canal com outros dispositivos), sem tais atrasos.
Se você obtiver um RE com uma porta Ethernet, certifique-se de que é gigabit (alguns são apenas 100M), e leia sua documentação para configurá-lo no "modo" correto. Praticamente todos os RE são enviados de fábrica em modo "Extender", onde a porta Ethernet é destinada a conectar um cliente com fio - NÃO para backhaul ao seu roteador! Para usar essa porta como conexão RE-router, você deve colocar o RE em modo "AP".
Para um exemplo disso, procure informações/especies para o TP-Link RE650. (Eu próprio utilizo um!)
Artigos semelhantes
- Os repetidores/extensores de alcance WiFi reduzem a velocidade da Internet?
- Se eu ligar um cabo Ethernet do meu roteador WIFI ao meu laptop, ainda estou usando WIFI sem fio, ou não estou?
- Posso ligar um extensor de alcance ao meu router através de um cabo ethernet?
- Você pode executar Gigabit Ethernet sobre um cabo UTP CAT5E Ethernet?