Como obter uma patente para um novo aplicativo de mensagens
Porque tantas pessoas têm um smartphone hoje em dia, "aplicativos" móveis (aplicativos que rodam em smartphones) se tornaram um grande negócio. E, como a popularidade do conteúdo móvel ultrapassa o conteúdo da Web - como se espera que aconteça em 2014, de acordo com um relatório da Business insider - os aplicativos móveis provavelmente se tornarão ainda maiores.
Não surpreende, onde há's dinheiro a ser feito, lá's é provável que se fale de patentes. Um aplicativo móvel pode ser patenteado? A resposta curta é "sim" porque ela's é um componente dos métodos de interação; ou seja, o processo em execução em um telefone celular que se conecta a um servidor remoto contendo dados que armazenam os dados ou os processa para serem usados no telefone celular. Em outras palavras, it's o que faz o seu telefone funcionar de uma certa forma. O código que executa o software, no entanto, não pode ser patenteado, mas pode ser protegido por direitos autorais. Você deve patentear seu aplicativo móvel? Antes de fazê-lo, aqui estão algumas coisas a considerar.
Cumpre os critérios do USPTO?
P>Primeiro e acima de tudo, é importante entender o que constitui uma patente. O U.S. Patent & Trademark Office (USPTO) tem critérios específicos que ele usa para determinar a elegibilidade para uma patente. Por exemplo, o USPTO examina atentamente se a invenção (seu aplicativo móvel) já foi patenteada ou publicada antes. Se foi, então a opção de solicitar uma patente pode terminar aí.
O USPTO sugere iniciar sua pesquisa de patente através de brainstorming de palavras-chave relacionadas ao propósito, uso e composição da invenção e, em seguida, procurá-las no Índice da Classificação de Patentes dos EUA para encontrar classe/subclasses potenciais e, em seguida, determinar a relevância da classe/subclasses usando o Cronograma de Classificação no Manual de Classificação. As patentes podem ser pesquisadas no USPTO Patent Full-Text and Image Database (PatFT), que inclui o texto completo das patentes emitidas desde 1976 até o presente e imagens TIFF para todas as patentes de 1790 até o presente.
But there's more. O USPTO também analisa se a sua aplicação móvel utiliza algum "método ou processo para produzir um resultado útil, concreto e tangível" previamente patenteado, publicado ou utilizado. Mais uma vez, se o fizer, não há's nenhuma patente no seu futuro - pelo menos para aquele aplicativo em particular.
Cuidado, entretanto, que a obtenção de uma patente não necessariamente impede que outra empresa traga uma ação judicial por infração de patente.
Tudo isso destaca a importância de conduzir uma busca de patente. Além disso, até recentemente, o USPTO utilizava o padrão "first-to-invent" para decidir quem, entre dois ou mais requerentes com a mesma invenção, deveria receber a patente. Agora, ele usa o primeiro a registrar o padrão, o que significa que o inventor que registrar primeiro recebe a patente. Então, se você tem uma invenção digna de patente, don't procrastinar na sua busca ou depósito de patente.
Escolhendo um Pedido de Patente
Porque pode levar tempo para desenvolver uma invenção, a maioria dos desenvolvedores de aplicativos móveis escolhem arquivar um pedido de patente provisório primeiro, que é o pedido de patente utilitária padrão, para garantir uma data de arquivamento. It's geralmente mais barato do que um aplicativo de patente utilitária não-provisional. Um pedido provisório requer uma descrição detalhada da invenção, e pode ser acompanhado por desenhos, fluxogramas e detalhes ilustrando como o aplicativo funciona.
O status de um ano de patente pendente por ter depositado um pedido provisório de patente permite ao desenvolvedor do aplicativo tempo para ver se o produto vai ser um sucesso. Se for, então o desenvolvedor pode ir em frente e apresentar um pedido de patente não-provisional, que inicia o processo de exame no USPTO. O depósito de um pedido de patente não-provisional no prazo de um ano da data de depósito provisório garante que a data de depósito da patente provisória permaneça como a data de depósito oficial do pedido de patente. Isto é importante porque a data de depósito provisório será usada para determinar quem foi "o primeiro a depositar"
Licenciamento de Código Aberto e Patentes
Muitos desenvolvedores de aplicativos móveis optam por distribuir seus aplicativos através de licenças de código aberto, independentemente de terem ou não recebido uma patente. O licenciamento de código aberto refere-se a um processo através do qual os desenvolvedores disponibilizam um determinado código fonte ou design, por exemplo, para uso por outros sob termos e condições definidos. A única diferença é que sem uma patente o desenvolvedor não tem controle sobre quais aplicativos são distribuídos através do licenciamento de código aberto. Em teoria, outro desenvolvedor poderia modificar e revender seu aplicativo sem lhe dar nenhum crédito...ou dinheiro.
No final, it's é uma decisão de negócios como qualquer outra. Para um indivíduo ou uma pequena start-up, os custos associados à obtenção de uma patente podem ser proibitivos e superar qualquer ganho financeiro a longo prazo. E, com todos os aplicativos móveis disponíveis hoje, pode ser difícil criar um que já tenha sido desenvolvido.
>Então, talvez você tenha acabado de inventar o próximo blockbuster.