Em que continente se encontra Israel, na Europa ou na Ásia?
Tipicamente, os continentes estão separados por fronteiras naturais. Nos tempos modernos, a convenção é que a Europa começa no Estreito de Bósforo, mas esta é uma construção relativamente moderna, provavelmente nascida de quase mil anos de uma acentuada divisão religiosa entre o mundo cristão e o mundo muçulmano, quando o Império Bizantino perdeu o controle da maior parte da Anatólia (Turquia moderna) em 1071 para os Seljuks, seguido pelo Império Otomano
P>Prior a isso, a fronteira natural entre a Europa e a Ásia ficava mais a leste, e era muito mais fútil especificamente, os desertos a leste da costa leste da Terra Santa Mediterrânica:
<- O Império Bizantino que precedeu os governantes muçulmanos em Constantinopla via-se, e era culturalmente muito mais, a continuação do Império Romano.
- Na mitologia grega, a Europa tem o nome de Europa, uma princesa da cidade fenícia de Tiro (no Líbano moderno)>li>li>Que não é surpreendente, uma vez que nos tempos antigos (esp. o segundo milénio a.C.), o que hoje chamamos Grécia era apenas o extremo ocidental do mundo de língua grega que se estendia até à Mesopotâmia, no oriente, e ao Egipto, no sudeste. Os povos gregos ou gregos estabeleceram-se ao longo das costas da Turquia ocidental (sendo um desses povos Tróia, de onde os romanos mais tarde traçaram os seus antepassados) e em todo o Mediterrâneo oriental, incluindo Chipre e as costas do Líbano e Israel dos tempos modernos, onde eram conhecidos pelos cananeus indígenas como filisteus (plishtim - da raiz cananéia, palash, que significa "invadir").>li>A civilização ocidental é geralmente descrita como sendo fundada sobre três pilares: pensamento e arquitectura grega clássica; lei romana; e cristianismo - sendo este último um produto da Terra Santa. Menos conhecido, mas não menos importante, é o alfabeto, que é também um produto da Terra Santa.
- que é provavelmente por isso, mesmo já em 1581, um pastor e teólogo alemão de nome Heinrich Bünting publicou um mapa do mundo como um trevo de três folhas compreendendo a Europa, Ásia e África, com Jerusalém como o nexo no centro de todos os três.
Bunting sabia muito bem que o mapa do mundo não era realmente assim, mas não importava - era um mapa conceptual mappa mundi (mapa do mundo), reflectindo relações simbólicas de partes do mundo umas com as outras. A noção de Jerusalém ser o centro do mundo, no nexo dos três continentes, era uma noção comum, como se vê num mappa mundi criado quase 300 anos antes, em Hereford, na Inglaterra, que fazia o mesmo:
Então em resposta à sua pergunta: Israel está mesmo na fronteira entre a Europa e a Ásia - e a África - e sempre esteve.
Artigos semelhantes
- Em que continente está localizada a Rússia, Europa ou Ásia? Se é a Europa, por que não faz parte da União Européia?
- Porque é que a Inglaterra não tem terras no continente europeu? Poderia a Inglaterra ter invadido a Holanda e a Bélgica na história?
- Trinidad e Tobago pertence a que continente?
- Porque é que os EUA apoiam Israel? Que benefício os EUA obtêm com esta aliança?