Casa > O > O Ch₄ É Um Composto Molecular Ou Iónico?

O CH₄ é um composto molecular ou iónico?

CH₄ é a menor razão de número inteiro de elementos Carbono (C) e Hidrogênio (H) no Metano, um composto químico.

Como tal, o metano pode ser classificado como um Alcano (um tipo especial de Hidrocarboneto), porque contém apenas C e H numa razão específica:

main-qimg-5716e0c6aa8a1d8ff34d69a712869698.webp

Alcanos são uma classe de compostos cuja fórmula depende do número n de átomos de C: no metano, como há apenas um átomo de C, n = 1 e, portanto, 2n + 2 = 4. Ou seja, a fórmula do metano (CH₄).

C e H são elementos não metálicos, ou seja, caracterizam-se (entre outras coisas) por alta eletronegatividade: em outras palavras, exercem uma forte atração em direção aos elétrons de ligação. Acontece que sua diferença de eletronegatividade é pequena e isso pode ser tomado com segurança como uma medida para descrever sua ligação química como Covalente. Uma escala útil pode ser esta:

main-qimg-bc463b2e016fdff3110222cfee98cc0e

A diferença de eletronegatividade entre C e H está em algum lugar entre 0 e 0,4, portanto sua ligação em metano é covalente. Basicamente, nenhum dos átomos assume o controle completo sobre os elétrons de ligação compartilhada quando a diferença de eletronegatividade é muito pequena. Isto classifica CH₄ como um composto molecular covalente feito de moléculas discretas (isto é, pequenas).

O inverso, por outro lado, é o que leva ao controle completo de um átomo (geralmente um não metálico) sobre os elétrons de ligação e até causa uma transferência completa de elétrons de outro metal (geralmente um metal). Este é o caso oposto da ligação química e chama-se ligação iónica.

Para que uma ligação seja classificada como iónica, deve haver uma grande diferença na electronegatividade entre os dois átomos que estão ligados entre si. Isto é muito provável de acontecer quando um não-metal e um metal se unem - por exemplo, entre o Sódio (Na, um metal) e o Cloro (Cl, um não-metal) no Cloreto de Sódio, NaCl.

A beleza da Química!

De Gmur

Como saber se o meu telefone está enraizado sem um aplicativo :: Porque é que as ligações covalentes são por vezes mais fortes do que as ligações iónicas?