Uma PSU de 650w é suficiente para overclocking?
Depende do que você está fazendo overclocking e do que mais está no seu sistema.
O TDP nominal de um processador de desktop que você pode fazer overclocking está normalmente na faixa de 95-125W antes do overclocking, mas os picos podem ser um pouco mais altos. Quando você faz overclock, o consumo de energia de pico pode chegar a 200W. Mesmo números mais altos são possíveis se você os levar a extremos, o que exigirá uma solução de resfriamento muito robusta. AMD uma vez fez um processador desktop, o FX-9590, com um TDP nominal de 220W.
Se você olhar para os processadores HEDT (Intel Extreme Edition ou AMD Threadripper) com números massivos de núcleos de CPU os números podem ficar ainda mais altos. O TDP de um Threadripper 2990WX é de 250W, e esse número seria ainda maior se você fizesse overclock. (Novamente, você vai precisar de um resfriador de CPU realmente sério para se livrar de todo esse calor). O raro Core i9-9990XE está na mesma vizinhança a 255W.
Isso é tudo antes de você colocar no resto do sistema. A principal fonte de alimentação (ainda mais do que uma CPU com overclocking) é a placa ou placas gráficas. O consumo de energia nominal de um RTX 2080 Ti é de 250W, mas a maioria das placas (incluindo a Edição Founders) são overclocked e usam ainda mais energia. O consumo médio de energia de um RTX 2080 Ti overclocked de fábrica é de cerca de 300W, com picos que vão até cerca de 325W. Um RTX Titan utilizaria um pouco mais de potência devido à sua RAM adicional.
Finalmente, a placa mãe, drives de disco e quaisquer outras placas que você possa ter conectado ao seu sistema consomem alguma potência. A menos que você tenha um sistema com vários discos rígidos girando, o resto do sistema dificilmente usará mais de 50W.
A fonte de 650W deve ser adequada para um sistema com uma CPU desktop, mesmo overclocking, e qualquer placa gráfica, a menos que você esteja visando registros de overclocking. (Consumo de energia da CPU de tanto quanto um KILOWATT foi reportado durante a execução dos registros usando refrigeração com nitrogênio líquido). Se você estiver fazendo uma construção com um processador HEDT, placas gráficas duplas (quanto mais três ou quatro como você pode ter tido em uma plataforma de mineração de moeda cibernética), e/ou grandes quantidades de armazenamento, você precisará ir maior.
Uma advertência: isso supondo que você tenha uma fonte de alimentação moderna que possa fornecer toda a sua potência nominal para a barra de 5V ou 12V. Nos tempos em que as CPUs realmente funcionavam com 5 volts, as fontes de alimentação eram projetadas com os dois trilhos principais essencialmente separados, e apenas uma fração da energia total da fonte poderia ser fornecida a cada um deles. Hoje em dia a maior parte da energia é puxada do trilho de 12V e regulada para tensões muito mais baixas na placa-mãe ou na placa gráfica; uma fonte de alimentação com 10 ou mais anos de idade pode não estar à altura das exigências de uma construção com overclocking mesmo que a sua capacidade total pareça ser adequada.
Artigos semelhantes
- Qual será o salário de entrada em uma PSU após uma revisão salarial, como ONGC IOCL, etc.?
- Como é que o overclocking de dispositivos enraizados afecta os jogos de emulação (principalmente baseados no 3DS, GameCube, Wii)?
- Permitir a renderização da GPU Force e 4xMSAA é o mesmo que overclocking do seu dispositivo Android?
- Os funcionários da PSU (NTPC, IOCL, ONGC) são ricos?