Se o turbo não estiver a funcionar, pode danificar o motor?
"Se o turbo não estiver a funcionar, pode danificar o motor?"
A questão é porquê e como é que falhou.
Se não estiver a girar porque o rotor está gripado, não há nada a temer. O único problema é que o motor estará MUITO fraco. Provavelmente nem vai notar na cidade, apenas quando tentar acelerar na auto-estrada. A luz "check engine" será quase certamente ligada, mas muitas pessoas simplesmente ignoram isso.
Todos os motores turboalimentados possuem sensores MAP/MAF. O gerenciamento do motor detecta a falta de pressão de carga e ajusta a quantidade de combustível de acordo. Estava funcionando desta forma desde os anos 90 ou mesmo antes. Todos os motores a gás precisam de medir o ar de admissão de alguma forma, e até mesmo os motores diesel antigos com bomba de injecção mecânica apresentavam um dispositivo corrector com uma membrana que ajustava a dose de injecção de acordo com a pressão do colector.
Era electrónico no meu primeiro carro diesel de 1994. (sistema Lucas EPIC)
No entanto, se o turboalimentador vazar uma quantidade excessiva de óleo, ou liberar detritos no ar de admissão, uma série de problemas pode acontecer. As vedações no sistema de ar não são projetadas para contato permanente com o óleo e irão falhar. O intercooler também pode falhar, pode estar entupido por óleo e detritos dissolvidos dos vedantes. O procedimento padrão é desmontar todo o sistema de ar e substituir todas as vedações - pode ser bastante caro.
Detratos metálicos podem danificar as válvulas, as paredes do cilindro, óleo pode danificar o conversor catalítico, filtro de partículas. O prognóstico é definitivamente ruim.
Vagões diesel, sob certas circunstâncias são capazes de queimar o óleo do motor do turboalimentador. Isto geralmente acontece a altas RPM e carga e cessa quando se desacelera. O carro continua a acelerar sem pressionar o acelerador e produz muita fumaça preta. Com a transmissão automática isto pode ser bastante ruim e pode resultar em falha catastrófica do motor, já que não há meios de desacelerar / parar o motor.
Nota que o óleo no sistema de ar pode ter diferentes causas de raiz. A falha da vedação da haste da válvula e a sucção do aerossol/espuma de óleo juntamente com os gases do cárter também são causas muito comuns.