E se eu remover o turbo, o motor ainda funcionará?
Depende do motor. Um motor diesel mais antigo pode funcionar sem o turbo (mas será consideravelmente menos potente), uma vez que o motor não é estrangulado pelo fluxo de ar (como os motores a gasolina são), mas sim pela entrada de combustível. Assim, embora o fluxo de ar acima da rpm em que os spools do turbo seriam reduzidos, o motor não depende do facto da relação combustível/ar ser exactamente perfeita em todos os momentos. Um diesel mais moderno, com injectores controlados por computador e gestão do motor, atira códigos de erro se o turbo estiver morto/falhando, e provavelmente limita-o a "conduzir em casa" com potência e velocidade muito limitadas. Então você poderia fazer isso, mas terá que reprogramá-lo de alguma forma para não entrar nesse modo, mas ao invés disso se comportar como um motor não turbo.
Os motores Petrol não ficarão satisfeitos. Eles terão dificuldade em manter a relação ar/combustível na sua óptima 14:1, quando o ar que entra no motor acima das rpm de spool-up será muito inferior ao esperado, mas o combustível será inicialmente a mesma quantidade necessária quando o turbo estava presente. A ECU poderá tentar aparar o combustível, uma vez que detectará que está a ficar rico ao ver oxigénio zero no sensor Lambda no exhuast, mas se consegue apará-lo o suficiente para compensar a ausência do turbo, não tenho tanta certeza. Além disso, você vai se deparar com o problema do código de falha/ modo home.
P>Você pensou em instalar um controlador de boost, que pode reduzir o boost do seu turbo em uma quantidade, se sua intenção é fazer seu veículo obter mais MPG? Se a sua pergunta é porque o seu turbo morreu, e você só quer pôr o seu carro a funcionar novamente, vá para um ferro-velho e obtenha um turbo de um motor semelhante, ou compre um turbo recondicionado.