Por que é mais barato comprar um MacBook Pro na Amazon do que na Apple Store?
A combinação de dois fatores - maior disposição do consumidor para pagar e discriminação de preços.
Nenhuma marca de commodity, também conhecida como marcas de luxo, compete pelas vendas ao consumidor com base em qualidades além do preço. As indústrias de commodities (arroz, trigo, aço, petróleo) competem severamente no preço, e têm margens muito baixas, e muito alta eficiência. Uma forma das marcas de luxo sinalizarem que seus produtos valem o preço que é mais alto do que a concorrência aparente, é ter preços de varejo altos em lojas de luxo. Isto é verdade para os carros Mercedes em um show room exclusivo (pense na Park Avenue em NYC, que é't um lugar fácil para testar um carro), ou para os varejistas de roupas de alto nível, e para a Apple (todos com lojas chiques e vistosas em NYC, mesmo que essas lojas não vendam muito produto).
Ao estabelecer estes tipos de lojas (também de publicidade, marketing, etc), elas podem fornecer ao cliente uma razão para pagar preços de venda mais altos que a concorrência ($2000 por um mac com as mesmas especificações de um Lenovo de $1200; Ditto Mercedes e Buick). Dito isto, quando a venda ocorre, alguns clientes ainda são sensíveis aos preços ($1.800 em vez de $2.000 no nosso exemplo), e assim procuram um canal de compra diferente. Neste caso, a Apple venderá via Amazon, e ainda reservará um lucro com essa venda (os lucros da Apple&apos são de aproximadamente 40% das vendas; enquanto a Lenovo tem lucros de 1,5%).
A teoria econômica por trás dessas vendas multicanais é chamada de discriminação de preços. A empresa vende o mesmo produto a clientes diferentes a preços diferentes, porque esses clientes têm uma vontade diferente de pagar. Há alguns anos atrás, a Amazon tentou isso para clientes individuais (ou seja, eu poderia comprar um iPod por $283, e meu colega de quarto poderia comprá-lo por $275 porque a Amazon valia menos para ele). Marcas de luxo e companhias aéreas são excelentes nisto. Para marcas de luxo, o marketing (das quais as lojas Apple fundamentalmente são) serve para aumentar a vontade de alguns consumidores de pagar, enquanto ainda permite que diferentes canais de vendas façam a discriminação de preços (Amazon v Best Buy v Apple Store).
Artigos semelhantes
- O que é o melhor para a programação: MacBook Pro, Macbook Air, ou MacBook Pro Retina?
- Vale a pena comprar um MacBook Pro 2012 unibody em 2020? Eu preciso de um MacBook barato para a escola.
- Devo esperar pelo MacBook Pro 2016 ou comprar o modelo actual do MacBook Pro de 2015?
- Existe algum benefício em obter um MacBook Pro na Apple em oposição à Best Buy (onde é $400 mais barato)?