O que aconteceu com a cultura do YouTube?
Obrigado pela A2A - que pergunta interessante. Eu diria que ela simplesmente "cresceu", por assim dizer. Está a tornar-se o que sempre quis ser - mas já não é o que era agora, pois não? Vamos ver isto um pouco mais de perto...
Todos os negócios têm fases diferentes pelas quais os negócios passam à medida que crescem. As plataformas de redes sociais tendem a ter padrões semelhantes. Nas primeiras fases de crescimento, elas tendem a ter um pequeno nicho de usuários iniciais que criam um trampolim para lançar para a fase de crescimento. É aqui que a empresa de mídia social realmente se estabelece. Nesta fase há uma forte necessidade de atrair mais pessoas para a plataforma. Isto significa que eles vão focar seus algoritmos em encontrar conteúdo para cada indivíduo que os mantém na plataforma. Isto é importante e eu voltarei a ela.
Após ter lançado através da fase de crescimento (muitas vezes alguns anos) a taxa de adoção da plataforma dá origem a toda uma nova série de preocupações. Sem me preocupar muito com o assunto, vou resumir dizendo que é aqui que a plataforma deixa de funcionar como uma start-up e começa a agir como uma corporação.
A cultura da plataforma tende a seguir estas tendências. Em períodos iniciais tende a ser muito fácil de crescer um seguidor, fácil de conectar com seu público, fácil de anunciar (menos regras e nenhuma competição). Mas uma vez que é uma empresa desenvolvida, as regras são longas e litigiosas. O crescimento requer um grande esforço e deve estar em conformidade com todos os tipos de diretrizes. E ocorrem grandes mudanças de algoritmos que - no final - tornam muito mais difícil o crescimento. Etc.
Existem até mesmo padrões de idade - com os jovens adotando primeiro e criando uma cultura pop. As gerações mais velhas tendem a saltar no comboio um pouco mais tarde no jogo.
Muitas pessoas que querem ser youtubers não reconhecem o processo. Elas estão apaixonadas pela cultura do YouTube de 6 anos atrás e não entendem as mudanças pelas quais ela passou. Eles querem a cultura pop, vídeo viral, vamos nos divertir com o conteúdo que já existiu aqui. Mas está se tornando um centro de negócios que atende às marcas. Isso não é ruim - eu o uso em vários projetos. Mas também não é o que muitas pessoas querem.
Então, quais são algumas outras opções? Depende do que você quer, tanto da plataforma como da cultura. Se você é um profissional que quer se conectar e construir uma audiência de outros profissionais - o LinkedIn está aqui para salvar o dia. Se você está procurando por um ambiente social divertido e fácil de alcançar as pessoas - Instagram é uma boa escolha. Se você quer se juntar a uma comunidade específica então o Facebook (apesar de estar em fase de Corp grande) é uma ótima ferramenta.
Mas se você quer o YouTube de antigamente com uma atmosfera divertida, crescimento fácil, e facilidade de construção de comunidade então você está precisando do Tik Tok meu amigo.
Artigos semelhantes
- Existe uma cultura baseada na constante e radicalmente mutável mudança de sua própria cultura?
- A cultura de trabalho da Netflix cria uma cultura de medo entre os seus colaboradores?
- O que é o m.YouTube? Quando eu estava no YouTube no meu laptop, ele mudou para m.YouTube e quando eu digito www.YouTube.com ele muda para m.YouTube.
- O que aconteceu com o canal do YouTube 'Squishy Min Yoongi'? Porque é que as pessoas os odeiam de repente?