Porque é que os novos programas de TV estão a promover tanto a homossexualidade?
Naturalmente porque a comunidade LGBTQ+ está enormemente subrepresentada ou mal representada. A TV é um dos meios mais poderosos para difundir a consciência, comunicar ideias e entreter. Da eleição dos líderes mundiais aos últimos avanços das ciências, uma vasta população do mundo ainda recebe suas informações da televisão. E que melhor forma de promover a igualdade e a representação dos personagens do que através de novos programas televisivos!
Ajudam a quebrar estereótipos e dão ao público a oportunidade de compreender os seus personagens durante um período de tempo que não é possível através de outros meios, como o cinema. Mesmo um filme sobre homossexuais normalmente dura 2-3 horas e a quantidade de dinheiro e tempo necessários para investir em um é mais do que em programas de TV.
Em programas de TV como Glee, Queer as Folk, Modern Family etc. vemos os personagens passando pelas provações e tribulações de sua vida como pessoas comuns e vemos como eles cumprem os vários papéis, assim como qualquer membro de uma sociedade responsável. Vemo-los para além da sua orientação sexual, como desempenham o papel de pais, irmãos, estudantes ou amigos, como pessoas comuns. Basicamente, eles dão aos espectadores o tempo para analisar que as pessoas LGBTQ+ não são diferentes deles.
Esta é certamente uma atitude muito progressista e os estudiosos da televisão estão apostando neste comportamento progressivo para promover seus shows. Os espetáculos com atores/caracteres LGBTQ+ trazem diversidade ao espetáculo, tornando-os mais inclusivos para atrair uma parte da população que tem sido marginalizada e maltratada desde a maior parte dos tempos. Além disso, estabelece uma tendência e traz algo novo para a tela. Todos temos visto romances platônicos ou rupturas, mas a maioria seria ignorante sobre o funcionamento de uma relação LGBTQ+ e suas perspectivas. Para colocar em um termo absolutamente clicado, é o novo normal.