O que acontece se serviços de streaming como o Netflix não existissem?
Há muitas maneiras de ver esta pergunta, por isso não sei bem como responder. Então vou tentar desempacotar.Vídeo de streaming não existente não ia acontecer. A tecnologia e os serviços relacionados surgem quando a ciência está no lugar. Avanços anteriores como telefones, rádio e automóveis foram trabalhados e inventados por várias pessoas em vários lugares ao mesmo tempo; a noção de um único criador de qualquer um desses é um mito. A Netflix foi a primeira grande empresa a experimentar o modelo de subscrição de streaming, mas as sementes já estavam no lugar. Tivemos o streaming de vídeo no final dos anos 90 da Real Media, e o YouTube foi lançado antes da Netflix começar a oferecer streaming de vídeo. A assinatura de música também já existia; o primeiro serviço que conheço, Music Match Unlimited, lançado em 2003.
Mas o sucesso do modelo de assinatura para streaming de vídeo não era um dado adquirido. Oferecer um serviço requer conteúdo, e é possível que as empresas que o produzem não estivessem dispostas a oferecer o suficiente para que a Netflix tivesse sucesso. As pessoas podem ter ficado satisfeitas com suas opções existentes - alugar em uma loja de vídeo ou Redbox, pedir emprestado da biblioteca, assistir a programas na TV a cabo ou broadcast, desfrutar de sua biblioteca de fitas e discos, receber discos no correio da Netflix, ver coisas em sites gratuitos como o YouTube, baixar vídeos piratas - e não se inscrever para serviços de streaming em número suficiente para pagar as contas. Alguém, fosse a Netflix ou outra empresa, ia tentar lançar um serviço de streaming porque as peças estavam no lugar, mas poderia ter desaparecido e se tornado uma nota de rodapé na história da tecnologia.
Para voltar à pergunta original, suspeito que você esteja perguntando o que as pessoas estariam fazendo com seu tempo agora mesmo no meio da crise da COVID-19 e recebendo ordens para ficar em casa. Eles ainda estariam assistindo vídeos dessas outras formas. O apelo geral poderia ser um pouco menor, pois haveria menos escolhas do que assistir, então as pessoas poderiam estar gastando um pouco menos de tempo nisso e mais em outras coisas: ler, jogar videogames, ouvir música, fazer projetos domésticos, conversar com amigos e familiares (pessoalmente se eles morassem na mesma casa, ou no telefone ou na Internet), ou o que mais lhes atraísse.
Artigos semelhantes
- Se não existissem vistos H1-B, os programadores americanos receberiam mais?
- O que seria melhor se existissem, baterias de estado sólido ou supercapacitores de grafeno?
- Será que todos os serviços de streaming se tornarão obsoletos quando a Disney Plus entrar em acção, acrescentando mais serviços do que outros?
- Se você atualmente assina mais de um serviço de streaming para assistir ao conteúdo de vídeo, quais serviços de streaming você usa, e por quê?