Como é que os smartwatches registam o ECG? Quão fiável é este ECG?
Os relógios com ECG têm sempre pelo menos dois eléctrodos, um dos quais normalmente fica no lado oposto ao do relógio para que este esteja em contacto com o braço. Na figura abaixo, à direita, o enorme anel circular rodeado pelo acabamento preto é um dos eléctrodos. O outro eléctrodo está localizado num local de fácil acesso - no Apple Watch está na coroa. Quando você toca o eletrodo com o dedo do outro braço, BOOM - o circuito está completo! A corrente do seu corpo passa através do processador do seu relógio. A diferença de potencial com referência ao que é chamado de eléctrodo indiferente (estou a adivinhar no Apple Watch, é o eléctrodo no lado inferior) é medida pelo circuito incorporado com amplificadores diferenciais e é melhorada por outros algoritmos de software. Os melhoramentos incluem a redução do ruído especialmente a vaguear na linha de base (causado pelo movimento da mão).Aqui está uma experiência interessante para experimentar: Amarre um relógio Apple no seu pulso e peça ao seu amigo para colocar o dedo dele na coroa. Agora coloque o seu outro braço no braço do seu amigo. Qual você acha que será o sinal que você vê? - Interferência do ECG do teu amigo e do teu amigo - tão fixe, certo? Você pode ser capaz de ver dois complexos QRS realmente fascinantes pulando como os equalizadores de música (assumindo que ambos estejam em ritmo sinusal)!
ECG de relógio (se eles forem construídos com a melhor qualidade de hardware e software) é tão confiável quanto um ECG de superfície de chumbo único de grau médico - somente se os artefatos, especialmente artefatos de movimento, forem mantidos no mínimo - é por isso que é importante ficar quieto e não mover sua mão enquanto medindo o ECG no seu relógio. Outras fontes de ruído incluem mau contato do eletrodo devido ao pulso peludo, relógio amarrado frouxamente, muito suor, etc. Um fato contra-intuitivo é que a presença de um pouco de suor pode às vezes melhorar a condutância (assim como o gel aplicado durante o exame de ECG médico), melhorando assim a qualidade da medição. No entanto, demasiado suor pode fazer com que o relógio deslize facilmente resultando num mau contacto.
Notem que mesmo num cenário ideal sem ruído, o desempenho do ECG smartwatch só pode ser comparado a um único chumbo que pode não ser suficiente para diagnosticar clinicamente todas as condições cardíacas. No entanto, os relógios inteligentes são um dispositivo revolucionário em comparação com o que tínhamos há vários anos, e com o crescente desenvolvimento de novas tecnologias um dia poderemos ter um dispositivo ECG de múltiplas derivações de grau médico nos pulsos.
Imagem obtida a partir de uma simples pesquisa no Google "Apple Watch ECG".