Quantos anos passou o Joseph na prisão?
Não é possível deduzir a quantidade exata de tempo que José passou na prisão, já que o texto não nos dá nenhuma pista sobre o tempo em que ele serviu a Potifar.Dizem-nos que José tinha 17 anos quando seus irmãos o sequestraram (Gênesis 37:2), e se assumirmos que ele acabou no Egito naquele mesmo ano, isso nos dá um total de 13 anos até que ele se torne o segundo em comando do Faraó (Gênesis 41:46). Note-se que a libertação de José foi completa dois anos após ele ter interpretado os sonhos do padeiro e do copeiro, o que significa que, dependendo de quando ele foi preso, José passou entre 13 e 2 anos atrás das grades.
Quando ele foi preso?
As fontes mais antigas que encontrei são Seder Olam Rabbah (século II), Pirqei deRebi Eliezer (talvez século III) e Shemos Rabbah (século XI, numa pitada). Segundo Seder Olam Rabbah §2 e Shemos Rabbah 7:1, José passou doze anos na prisão, o que significa que ele tinha 18 anos quando foi denunciado pela esposa de Potiphar, tendo servido Potiphar por apenas um ano.
De acordo com Pirqei deRebi Eliezer §39, José esteve preso por dez anos, o que significa que ele tinha 20 anos quando foi denunciado, tendo servido Potiphar por três anos no total. (Note que o rabino David Luria harmoniza estas passagens interpretando a referência aos dez anos como sendo aos anos antes de José interpretar os sonhos, assim: doze anos ao todo.)