Joseph Smith era um caçador de tesouros?
É realmente importante? Não me parece que importe. Pelo menos para mim não importa - na verdade, se importava, apenas aumenta o meu apreço pela mistura incrivelmente complexa de ser humano (homem natural) e homem de Deus que Joseph Smith era.Eu tenho o hobby de usar um detector de metais para procurar moedas, anéis de ouro, pepitas e outros tipos de tesouros. Tenho encontrado coisas muito legais ao longo dos anos. Isso faz-me de alguma forma indigno da graça de Deus? Espero que não.
Suponha que Joseph Smith tivesse um dom natural dado por Deus. Suponha que ele era um vidente, tal como alguns na Bíblia eram vidente. Com tal dom, não seria uma surpresa que um pobre rapaz de campo, que cresceu numa fronteira numa época em que ainda estavam aprendendo sobre a América e quase tudo parecia possível, tivesse uma mentalidade de abundância e acreditasse que Deus o ajudaria a encontrar tesouros e riquezas para ajudá-lo a realizar a obra de Deus?
Podemos inferir tanto do que José disse sobre seus pensamentos quando viu pela primeira vez as placas de ouro e teve que ser impedido pelo anjo de tomá-las durante os três anos seguintes.
Então quanto mais penso nisso, mais inclinado estou a responder que sim, José era um caçador de tesouros. E Deus sabia disso e foi paciente com esse aspecto do caráter e da natureza humana de José e fez concessões para isso. Assim como Deus sabia da impetuosidade de Pedro e fez concessões para ele e o ajudou a superá-la e transformá-la em uma força. Como diz em O Livro de Mórmon:
"E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei a sua fraqueza". Eu dou aos homens fraqueza para que sejam humildes; e minha graça é suficiente para todos os homens que se humilham diante de mim; pois se eles se humilharem diante de mim, e tiverem fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles"
- Éter 12:27