O que significa realmente a palavra querida quando alguém te chama assim?
Primeiro, é um termo de carinho usado entre pessoas que sentem afeto umas pelas outras. Significa o mesmo que "mel", ou "querida". Pessoas mais velhas que são casadas há muito tempo podem chamar-se "querida". Ou uma avó pode chamar a neta de "querida". Eu não conheço muitos jovens que se chamam queridos. É uma palavra antiquada.
Um segundo uso de "querida" é quando estranhos ou pessoas que não conhece bem a chamam de "querida" para soar amigável. Pode parecer condescendente, e algumas pessoas ficam ofendidas com isso, então você tem que ter cuidado ao usá-la dessa maneira. "Posso ajudar-te, querida?" ou "Podes passar-me essa revista, querida?" Isto costumava ser bastante comum há 40 anos, mas agora, nem por isso. É especialmente um problema quando um homem a usa para se dirigir a uma mulher com quem não tem uma relação íntima ou familiar. Um chefe não devia chamar "querida" à sua assistente. Não é profissional.
Um terceiro uso, relacionado com o que acabou de ser mencionado, é expressar sarcasmo ou preocupação condescendente e falsa. O tom de voz e expressão facial deixa claro que a pessoa que fala não pensa que você é "querida" de forma alguma, mas sim o contrário. "Querida, senta-te e fica quieta, e eu vou ter contigo quando tiver tempo." Ou, "Acalma-te, querida, não é o fim do mundo." Quando usado assim, normalmente significa que o orador pensa que és um incómodo e querem ver-se livres de ti o mais depressa possível. Isto é muito rude.
Em uma carta, usamos "querido" como forma de endereço, quer os conheçamos bem ou não. Caro Sr. Jones. Cara tia Beth. Esta é a saudação padrão para cartas escritas.
Artigos semelhantes
- O que se diz a alguém quando te chamam querida?
- Como se chama o jogo de palavras, em que uma nova palavra começa com a última letra da palavra anterior?
- O que significa Tempos Medievais? Porque é que essa era da história se chama assim?
- O que significa a palavra "Sassenach" em escocês? Em Outlander, a Clair continua a ser chamada assim pelo marido.