Porque é que navegar a velejar a favor do vento é considerado perigoso?
Não penso que normalmente seja considerado perigoso ao ponto de as pessoas o evitarem; basta ter cuidado.
Um perigo de velejar a favor do vento é um gybe acidental, se o timoneiro for incompetente ou não estiver a prestar atenção e o vento mudar. (Eu percebo isso muito, mas até agora não magoei ninguém). Se o vento chegar atrás da vela, a vela principal e a lança são rapidamente empurradas pelo vento de um lado para o outro do barco, o que coloca um esforço extra no equipamento e se a lança atingir alguém na cabeça, pode ser desagradável. Felizmente no meu barco a barra passa por cima da minha cabeça se eu estiver de pé no cockpit, mas se alguém estivesse de pé no banco, poderia apanhá-lo. Normalmente, há avisos suficientes para se abaixar. Quanto maior e mais potente o barco e as velas, mais perigoso ele é.
Os veleiros modernos normalmente podem navegar mais rápido através do vento do que a favor do vento, por isso às vezes faz sentido atacar a favor do vento. Um alcance é mais estável de qualquer forma, por isso é mais fácil navegar em piloto automático se você estiver sozinho e quiser fazer o almoço.
Em um windsurfista navegando a favor do vento pode ser complicado uma vez que a quilha gera elevação se a prancha não estiver indo exatamente na direção do movimento e quiser sair da água, derrubando a prancha. A solução é remover a quilha, o que torna a prancha menos estável. Tambem e mais dificil responder a rajadas de vento pois nao se pode facilmente derramar vento. Na verdade não é mais perigoso a não ser que você não consiga chegar em casa ou cair em um canal de embarque.
Artigos semelhantes
- O que é correto, "por favor encontre o anexo" ou "por favor encontre o anexo"?
- O que é correto, "Por favor ligue quando lhe for conveniente" ou "Por favor ligue quando lhe for conveniente"?
- Uma pergunta deve começar com "pode fazer o favor" ou "pode fazer o favor"? Se ambas estiverem correctas, qual é a diferença entre elas?
- Porque é que 5G é considerado perigoso por algumas pessoas quando comparado com o actual 4G?