O que é melhor, HiSilicon ou Qualcomm Snapdragon?
Depends!
Hisilicon, a empresa que fabrica os chipsets internos da Huawei, os chamados Kirins e os Snapdragons da Qualcomm, ambos possuem uma variedade de processadores que variam do nível inferior ao superior.
A variação doQualcomm varia de acordo com o orçamento Snapdragon 4XX series, a série 6XX midrange e a série 8XX flagship.
Por outro lado, o Hisilicon tem dois lineups : o Kirin 6XX para a performance de baixo a médio nível e o Kirin 9XX que é a aposta mais avançada da companhia&apos.
Kirins usa os núcleos de córtex do ARM para a CPU e os núcleos do Mali para a parte da GPU. Enquanto o snapdragon usa o córtex do ARM assim como núcleos de KRYO personalizados (variando de modelo para modelo) e GPU personalizados chamados ADRENOs que sempre foram os melhores da classe.
Você só pode dizer que um é superior ao segundo. Beacuse o resultado final depende de uma série de coisas como o número de núcleos, sua microarquitetura, velocidade de clock, GPU, processo de manufatura, etc para citar alguns.
Se você considerar os midrangers atuais amplamente utilizados de ambos : O Kirin 655 e o Snapdragon 625, ambos oferecem uma performance louvável para a classe, mas o SD625 é construído sobre um processo FinFET de 14nm enquanto o 655 é construído sobre o processo FinFET+ de 16nm. Isto torna o SD625 um pouco mais eficiente em termos de bateria e o SD625 também tem uma frequência máxima mais alta. A GPU sempre favorece a Qualcomm e sua Adreno 506 é muito melhor no departamento gráfico do que a T-830 MP2 de Mali do Kirin 655 (MP'2′ significa o número de núcleos de GPU implantados). Assim, o Snapdragon assume a liderança aqui.
Também até 2017, os Snapdragons da Qualcomm têm sido superiores aos Kirins da Hisilicon no principal departamento e têm conseguido superá-los em todos os departamentos, sejam eles benchmarks ou jogos. Mas as coisas parecem ter mudado com a última iteração do carro-chefe da Hisilicon. O Kirin 970 oferece uma excelente performance, graças ao seu CPU Octa-core (4*2.36 Ghz cortex A73 + 4*1.84 Ghz cortex A53) e à GPU MALI-G72 MP12. Mas it's nem a CPU nem a GPU que a faz sobressair na multidão. Ele se tornou o primeiro SoC da&apos a vir com a unidade de processamento neural (NPU) integrada ao SoC que permite o aprendizado acelerado da máquina de hardware e Inteligência Artificial. Este foi um grande passo e foi seguido pela Apple que implementou tecnologia similar no SoC's Beastly Bionic A11. O atual carro-chefe da Qualcomm, o Snapdragon 835 e os núcleos Kryo personalizados da It&apos podem ser igualmente poderosos no departamento de CPU e a Adreno é ainda melhor no manuseio de gráficos, mas ela só pode't competir com os sistemas NPU integrados inteligentes da Kirins. Os resultados do bemchmark podem não mostrar muita diferença, mas que tal um telefone que aprende com o usuário, como ele usa, o que ele usa e então otimiza o poder de processamento de acordo.
O próximo Snapdragon 845 também segue os passos de Kirin e integra a NPU dentro do SoC mas lá'ainda é tempo até março quando poderemos ver o primeiro smartphone alimentando-o. Até lá Kirin 970 lidera o caminho.
Você pode encontrar o Hisilicon apenas nos smartphones do Huawei enquanto Snapdragons estão alimentando quase metade do número de smartphones.
E no final do dia, ambos são bons. A supremacia do Snapdragon no alcance médio é inegável, mas os Kirins estão rapidamente se recuperando. O Kirin 970 é melhor que qualquer outro Snapdragon atualmente, mas o Snapdragon 845, que deve ser lançado em 2 meses daqui a 2 meses, com certeza irá liderar o caminho.
Artigos semelhantes
- Como é o Qualcomm Snapdragon 720G em comparação com o Qualcomm Snapdragon 845?
- Qual é melhor, Snapdragon 450 ou HiSilicon 710?
- Qual processador de smartphone (SoC) é o melhor, MediaTek G90T, Snapdragon 765G ou Huawei HiSilicon Kirin 985?
- Qual é a qualidade do Snapdragon 678 da Qualcomm? Quais são as especificações do Snapdragon 678?