Quais são os nomes das diferentes fileiras dentro do yakuza japonês?
O membro mais alto no ranking de uma família é um Oyabun/Kumicho (pai/ chefe de família) que é o membro mais alto do ranking de toda a família. Abaixo dele há mais três postos, que se enquadram cada um em uma de duas categorias, homens feitos ou associados. Os homens feitos subiram na hierarquia, começaram a trabalhar com a Yakuza desde tenra idade, e desistiram da família e de outros relacionamentos pela Yakuza. Os associados são parceiros de negócios que lidam com o lado mais corporativo e legal das coisas. Don'não confundir associados da Yakuza com associados da Máfia, na Máfia, os associados estão em baixa posição, na Yakuza alguns se reportam diretamente ao Oyabun. Além disso, a Yakuza, ao contrário da Máfia, é geralmente aceita pela polícia e pelo público japonês, não como o público gosta deles, mas apenas que eles são vistos como inevitáveis e um pouco necessários, daí o motivo pelo qual a Yakuza não é uma organização muito secreta.
Below the Oyabun é o Saiko-Kommon ou conselheiro sênior, Wakagashira ou braço direito, e Shateigashira ou chefes regionais. O Saiko-Kommon é um Jingi (associado), e as outras duas posições são para made-men. Let's descem primeiro pela cadeia de comando dos associados. Ao lado do Saiko-Kommon estão os Kommon ou conselheiros. O Saiko-Kommon é essencialmente o chefe e representante destes conselheiros dos Oyabun, muitas vezes um amigo dos Oyabun. O trabalho dos conselheiros é ajudar o Oyabun a dirigir o bando do lado corporativo, aconselhando-o. Abaixo deles estão o So-Honbucho (chefe da sede), Kaikei (contabilistas), Shingiin (advogados) e o Kumicho-Hisho (secretários), entre outros associados comerciais. O So-Honbucho está a cargo de uma família Yakuza's sede, que é o edifício onde os membros da família de alto nível dirigem as operações de todo o sindicato e supervisionam a organização do crime's muitas regiões. A sede não está sob o domínio de nenhuma região ou gangue individual e, em vez disso, pertence aos membros da família de alto escalão e aos associados de negócios que podem trabalhar lá. O So-Honbucho supervisiona a gestão diária da sede, que são muitas vezes enormes edifícios modernos que se assemelham a escritórios corporativos. Contadores, advogados, secretários (mencionados acima) e outros funcionários da Yakuza podem trabalhar na sede, realizando o trabalho jurídico e corporativo de uma família Yakuza. Os advogados, secretários, contabilistas e outros podem também trabalhar nos escritórios regionais dos chefes regionais para gerir os negócios das gangues dessa região, sob a direcção de um Fuku-Honbucho (cheif da sede regional). Um Fuku-Honbucho é semelhante ao So-Honbucho, exceto que ele administra a sede regional e se reporta ao chefe regional. O quartel-general regional, como o quartel-general principal, não está sob o domínio de nenhuma gangue individual daquela região e é onde os chefes regionais dirigem as operações e controlam as gangues daquela região.
Outra patente que está directamente abaixo do Oyabun é o Wakagashira ou primeiro tenente. Ele é um homem feito e ferozmente leal amigo dos Oyabun. Ele é o braço direito do Oyabun' e enquanto ele não' não tem uma região específica para supervisionar, ele ajuda o Oyabun a dirigir o bando e faz tarefas para o Oyabun em todas as regiões. Os seus subordinados pessoais são chamados Wakagashira-hosa. Os Wakagashira-hosa são leais apenas aos Wakagashira e Oyabun, e por isso realizam tarefas pessoais para eles, como protecção e segurança para a sede, tarefas demasiado importantes para uma gangue comum poder realizar. O Wakagashira e seus subalternos seguem o Oyabun para onde quer que ele vá ou lhes diz para irem, e como não estão restritos a uma pequena área ou especialização específica como gangues individuais, eles podem realizar tarefas em todas as regiões do território de um sindicato Yakuza's.
O próximo nível de membros subordinados diretamente ao Oyabun são os Shateigashira ou chefes regionais. Cada um deles comanda uma região de uma organização Yakuza's e as gangues e operações individuais dentro desse território. O Fuku-Honbucho e os sócios de negócios regionais se reportam ao Shateigashira. Como os Wakagashira-hosa, os Shateigashira têm cada um seus próprios destacamentos de leais Shateigashira-hosa, seus subalternos que realizam tarefas pessoais para eles semelhantes aos Wakagashira-hosa mas em uma escala menor e mais localizada em toda a região.
Finalmente, as três últimas fileiras da Yakuza que compõem a estrutura de uma gangue individual. Os gangues individuais são't tão próximos dos Oyabun e dos membros do alto escalão até o topo, mas são leais aos chefes regionais, o que permite que os membros do alto escalão ainda mantenham o controle dos gangues individuais fazendo seu trabalho sujo sem estarem diretamente associados a eles. As gangues têm uma área pequena e vagamente definida em que executam tarefas dentro da região, ou têm uma experiência específica que podem fazer em toda a região. O Kyodai (irmão maior) é o líder da sua gangue individual. Ele se reporta diretamente ao Shateigashira, supervisiona a gestão e recrutamento para a sua gangue, e lidera a sua gangue nas operações do mesmo. O Shatei (irmãozinho) assiste o Kyodai em seus deveres e é o seu braço direito, supervisionando as operações do dia-a-dia da gangue. Os membros restantes da gangue são conhecidos pela Yakuza como um todo como apenas Kobun (crianças), mas muitas vezes têm alguma hierarquia informal entre apenas os membros da sua gangue com base em experiência ou habilidades. Aqueles que auxiliam gangues individuais no crime, mas têm' não foram oficialmente elevados ao status de "made-man", como estudantes do ensino médio ou filhos de membros de gangues, são ignorados pela Yakuza como um todo porque não são maduros ou experientes o suficiente com a Yakuza para serem oficialmente promovidos a Kobun ou "made-men" ainda.