Por que a "honra" é tão importante na sociedade e na cultura japonesas?
Por
Mais Honrado Filho: Ensaio da vergonha
Como começou esta importância da honra e da vergonha?
Bushido (que significa "Caminho do Guerreiro") foi desenvolvido entre os séculos XI e XIV no Japão. Este código de conduta que os samurais (guerreiros aristocráticos japoneses)
seguiu: lealdade, coragem, humildade, paciência, generosidade, e auto-controle. Na busca desses princípios morais, os samurais mantiveram sua dignidade e honra, o que era considerado tanto seu dever quanto a proteção de seu Shogun (senhores feudais japoneses). Se você era samurai e perdeu sua honra, só tinha uma maneira de preservá-la: harakiri. Ao matar-se de uma forma tão dolorosa, mas ao mesmo tempo, destemidamente heróica, você foi capaz de sustentar sua honra e erradicar a vergonha.
O desejo de preservar a honra e evitar a vergonha teve um papel chave entre os nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. O bombardeamento de Pearl Harbor a 7 de Dezembro de 1941 envergonhou muitos nipo-americanos. Também resultou em intenso racismo e discriminação contra os nipo-americanos por alguns outros americanos.
No Japão, um efeito negativo estava sendo retirado da tradição de vergonha/honra: Os japoneses voltaram-se para tácticas suicidas, o uso de bombardeiros kamikaze, para fugir à humilhação da derrota. Os pilotos japoneses deliberadamente tentaram despenhar suas aeronaves em navios Aliados porque acreditavam que a rendição era o derradeiro ato desonroso. Jovens voluntários para pilotos bekamikaze na esperança de mostrar patriotismo e trazer honra às suas famílias. Kamikazepilots compuseram e leram poemas de "morte", um costume dos samurais, que tinham feito o mesmo antes de cometerem harakiri.
Todos os 60 anos se passaram desde a Segunda Guerra Mundial, e o Japão passou por muitas mudanças no pós-guerra. Se você viu muitos jovens japoneses hoje mostrando sua individualidade através de moda ultrajante e comportamento inconformista ou se você assistiu programas de televisão que trazem prazer ao público através da humilhação de indivíduos, você pode supor que a vergonha / tradição honrosa tenha sido corroída. No entanto, as obrigações para com a família, escola, empregador e amigos ainda tendem a orientar a maioria do comportamento japonês. Por exemplo, os estudantes são encorajados a trabalhar duro e entrar em faculdades de prestígio com o objetivo de trazer honra às suas famílias. Ocasionalmente, notícias de televisão transmitem um presidente de uma empresa falida chorando e curvando a cabeça de vergonha enquanto ele pede desculpas pelo fracasso de sua empresa. O Japão continua a ser uma cultura de vergonha, honra e dever.
Artigos semelhantes
- Qual é melhor, o Honor 7X ou o Honor 8? O que é melhor, a Honra 7X ou Honra 8?
- Existe uma cultura baseada na constante e radicalmente mutável mudança de sua própria cultura?
- A cultura de trabalho da Netflix cria uma cultura de medo entre os seus colaboradores?
- Como a unidade é importante na sociedade?