Por que a densidade de pixels diminui conforme o tamanho da tela fica maior?
Sem entrar em detalhes técnicos, em antigas telas coloridas do tipo CRT os "pontos" não eram na verdade pixels, então mesmo quando a imagem estava em uma certa resolução, você ainda podia obter uma imagem mais nítida em uma tela com pontos menores "uma inclinação de pontos mais fina". (Quando o feixe "acendeu um pixel" esse pixel pode ser composto de vários pontos de fósforo.)
Com telas modernas de LCD e LED cada ponto da tela é na verdade um pixel. Se você tem um monitor HD, você realmente tem 1920 colunas de pixels... cada uma com 1080 pixels de cima para baixo. (E, com telas modernas, você sempre quer exibir a imagem com "resolução nativa", onde a resolução da imagem corresponde à resolução da tela, para máxima nitidez. Se houver um descasamento, com um ou mais pixels físicos sendo usados para cada pixel da imagem, o resultado é quase sempre qualidade de imagem reduzida.)
Então, se você tiver uma imagem "4k UHD" ela consiste em 3840 colunas de 2160 pixels, e sua tela de 4k também tem esse número de pixels, e cada pixel da imagem ocupa um pixel da tela, SEM DIMENSÃO DO TAMANHO FÍSICO DA TELA. E, portanto, como uma imagem de 4k tem sempre o mesmo número de pixels, se você espalhar esse mesmo número de pixels por mais área, a densidade de pixels (pixels por polegada quadrada) será menor (cada pixel será maior).
Artigos semelhantes
- Por que as câmeras com zoom mais alto normalmente têm menor densidade de pixels?
- Qual é o supercapacitor de maior densidade de energia?
- Como em vídeos onde a distorção de pixels está acontecendo, os pixels distorcidos acompanham o movimento do objeto?
- Posso usar 2 sim cards/células diferentes em um celular, trocando-os conforme necessário?