Quão perigoso é um alto valor SAR em telemóveis?
Há uma considerável confusão e mal-entendido sobre o significado dos valores máximos reportados da Taxa de Absorção Específica (SAR) para telefones celulares (e outros dispositivos sem fio). SAR é uma medida da taxa de absorção de energia RF (radiofrequência) pelo corpo a partir da fonte a ser medida - neste caso, um telefone celular. O SAR fornece um meio simples de medir as características de exposição à RF de telefones celulares para garantir que eles estejam dentro das diretrizes de segurança definidas pela FCC.Muitas pessoas erroneamente assumem que a utilização de um telefone celular com um valor SAR mais baixo reportado necessariamente diminui a exposição do usuário às emissões de RF, ou é de alguma forma "mais seguro" do que utilizar um telefone celular com um valor SAR alto. Enquanto os valores SAR são uma ferramenta importante no julgamento da exposição máxima possível à energia RF de um modelo particular de telefone celular, um único valor SAR não fornece informações suficientes sobre a quantidade de exposição à RF sob condições típicas de uso para comparar de forma confiável modelos individuais de telefone celular. Pelo contrário, os valores SAR recolhidos pela FCC destinam-se apenas a garantir que o telemóvel não excede os níveis máximos de exposição permitidos pela FCC, mesmo quando funciona em condições que resultam na maior absorção de energia RF possível - mas não a sua típica - para um utilizador.
Os valores SAR registados na autorização da FCC e no manual do telemóvel para demonstrar a conformidade com as regras da Comissão indicam apenas a maior medição individual efectuada para cada gama de frequências que o modelo específico utiliza. A aprovação da FCC significa que o dispositivo nunca excederá os níveis máximos de exposição de RF do consumidor permitidos pelas diretrizes federais, mas não indica a quantidade de exposição de RF que os consumidores experimentam durante o uso normal do dispositivo. Embora apenas os valores SAR máximos sejam usados para aprovação da FCC, todos os relatórios de teste enviados pelo fabricante estão disponíveis na íntegra para inspeção pública no website da Comissão.
Consequentemente, os telefones celulares não podem ser comparados de forma confiável para suas características gerais de exposição com base em um único valor SAR por várias razões (cada um desses exemplos é baseado em um valor SAR relatado para o telefone celular A que é maior do que o valor para o telefone celular B):
Todos os telefones celulares devem atender ao padrão de exposição à RF da FCC, que é definido em um nível bem abaixo daquele em que os testes laboratoriais indicam, e os especialistas médicos e biológicos geralmente concordam, que podem ocorrer efeitos adversos à saúde. Para os usuários que estão preocupados com a adequação deste padrão ou que desejam reduzir ainda mais sua exposição, o meio mais eficaz para reduzir a exposição é manter o telefone celular longe da cabeça ou do corpo e usar um viva-voz ou um acessório viva-voz. Essas medidas geralmente terão muito mais impacto na absorção de energia de RF do que a pequena diferença de SAR entre telefones celulares individuais, o que, de qualquer forma, é uma comparação não confiável da exposição de RF aos consumidores, dadas as variáveis de uso individual.