O iPhone foi o primeiro smartphone sem teclado físico e todo o design de tela?
Sim,Essencialmente, sim. Havia dispositivos touchscreen bem antes do iPhone (Newton veio uns 15 anos antes, e tinha um touchscreen com reconhecimento de escrita à mão). A maioria tinha algum tipo de teclado, mas mesmo aqueles sem o teclado (Newton, Palm Pilot e derivados) ainda tinham botões abaixo da tela.iPhone foi o primeiro dispositivo com design de tela inteira (embora não fosse até o iPhone X que a tela estava literalmente edge-to-edge; modelos anteriores tinham bezel em cima e em baixo, e um botão físico na frente - o botão home).
Havia um processo evolutivo lento entre os telefones multifuncionais dos anos 90 e início dos anos 2000. O Palm OS, e até certo ponto, o Pocket PC / Windows CE, perseguiam uma interface táctil com displays grandes e ícones dispostos numa grelha (modelada no Apple Newton, a partir do início dos anos 90). Todos eles tinham sistemas operacionais que ofereciam desenvolvimento de aplicativos de terceiros, e para alguns deles, existiam aplicativos decentes para vários propósitos, mas todos eles continuavam usando telas sensíveis ao toque resistivas, e a maioria exigia um implemento de escrita (stylus) para manipulá-lo eficientemente.
O design e o conjunto de recursos do iPhone era decididamente revolucionário. Todos os outros fabricantes de telefones abandonaram em grande parte seu caminho anterior e adotaram displays capacitivos com gestos multi-touch para a entrada do usuário. Eles também abraçaram a redução (e eventual eliminação) de botões na frente do aparelho, e a expansão do próprio display.
Artigos semelhantes
- Por que algumas pessoas preferem um teclado físico no seu smartphone?
- O iPhone não foi o primeiro telefone com ecrã táctil, nem o primeiro telefone com aplicações, então de que forma é que 'mudou tudo'?
- Como se pode fazer sotaques franceses com um teclado QWERTY físico nos EUA?
- Ainda sente falta do teclado físico dos smartphones?