Por que os furacões ocorrem apenas em certas áreas?
Ciclone tropical não é mais que um sistema de baixa pressão com uma tempestade rotativa. Normalmente os ciclones se formam sobre uma grande região de águas relativamente quentes. Eles derivam energia do vapor de água dos oceanos e condensam em nuvens para precipitar chuvas.
Para que um ciclone se forme, seis fatores devem ser favoráveis.
- A temperatura da superfície do mar deve ser de pelo menos 26,5 °C (79.7 °F) a uma profundidade de pelo menos 50 m (160 pés).
- >I>Amperatura da troposfera inferior a média deve ser alta para auxiliar a convecção.
- Alta umidade da troposfera inferior a média.
- Baixo cisalhamento do vento para que o ciclone possa se desenvolver e crescer. Cisalhas de vento altas matam um ciclone!
- li>Ciclone a ser formado a cinco graus do equador, de modo que o efeito Coriolis auxilia o spin do ciclone>li>Favorável oscilação Madden-Julian sobre o oceano
Ciclones podem se formar sobre qualquer oceano em qualquer ponto do tempo, se todos estes critérios forem cumpridos. No entanto parece haver uma estação do ano para ciclones em diferentes oceanos.
<- O oceano Atlântico Norte: 1 de Junho - 30 de Novembro >li> Oceano Pacífico Oriental: 15 de maio - 30 de novembro - 30 de novembro - al - al - Oceano Pacífico Ocidental: Durante todo o ano
- Oceano Índico Norte: Por todo o ano
- O sudoeste do Oceano Índico: 1 de julho - 31 de janeiro - al>>li> região australiana: 1 de novembro - 30 de abril -li -li - Pacífico Sul: 1° de novembro - 30 de abril -li>>/li>/ul>p>Picos de atividade de ciclones tropicais em todo o mundo no final do verão, quando a diferença entre as temperaturas no alto e na superfície do mar é a maior. Maio é o mês menos activo, enquanto que Setembro é o mês mais activo. Novembro é o único mês em que todos os ciclones tropicais estão ativos.
Vejamos um registro dos furacões que atingiram todo o mundo.
Da imagem é claro que todos os oceanos, exceto o sudeste do Pacífico e o oceano Atlântico Sul, hospedaram um ciclone. Agora vamos ver porque essas bacias são desprovidas de ciclones.
- Temperatura da superfície do mar sobre o Atlântico Sul e Sudeste do Pacífico tende a ser relativamente mais fria mesmo durante o verão.
- Shear o vento sobre o oceano Atlântico Sul e Sudeste do Pacífico permanece mais alto não dando espaço para ciclones.
- Não há possível vórtice ou área de baixa pressão já que não há proximidade de terra como em outras bacias oceânicas.<
- Zona de Convergência Intertropical (ITZC) geralmente permanece no equador ou ao norte do equador no Oceano Atlântico e Sudeste do Pacífico>li>Absistência de cocho de monção como na bacia do Índico e Australiano, pois estes cocho atuam como indutores do vórtice ciclone.
>P>Embora o Atlântico Sul seja um local muito desfavorável para ciclones tropicais, pelo menos três possíveis sistemas deste tipo foram registrados. O primeiro foi ao largo de Angola a oeste de África em 1991, outro em Janeiro de 2004 ao largo do Brasil, e o mais famoso que veio a ser chamado de Ciclone Catarina, que atingiu aparente intensidade de categoria 2 antes de fazer aterro no sul do Brasil em 28 de Março de 2004.