O México tem grandes tornados?
Não, a sério. Não é uma grande planície como os EUA na sua maioria.A maior parte está aninhada entre três "Sierra Madre" (cadeias de montanhas muito grandes). Veja o mapa abaixo.
No Norte pode haver alguns ventos grandes, mas eles sempre atingem uma montanha e se quebram antes de poderem alcançar o nível de tornado.
As cidades costeiras em geral e a Península de Yucatán em particular (em baixo à direita) estão, no entanto, em risco de furacões anualmente, uma vez que não têm proteção de montanha. Mas mesmo os furacões, quando atingem a terra, geralmente já passaram por grandes ilhas caribenhas e foram debilitados quando aterrissaram, digamos Cancún (no Yucatán). Assim, os danos a Cancún acontecem, mas é raro.
E os furacões nunca atingem os altos centros populacionais no centro do país com força total, pela mesma razão "atingir uma montanha e dissolver-se".
No entanto, nenhum tornado também não significa que seja o paraíso..
Estar aninhado entre duas grandes cadeias de montanhas pode parecer seguro, mas também significa que você está entre duas grandes placas tectônicas (grandes cadeias de montanhas geralmente marcam as bordas de uma placa - a cadeia se forma por uma placa batendo contra outra). Ao largo da costa de Acapulco (perto do "S" na "Sierra Madre del Sur" no mapa), há um epicentro de terremotos tão comum, que causa periodicamente enormes terremotos.
Também já que as placas tectônicas são geralmente "mais finas" em alguns lugares perto das bordas e o mundo inteiro está sentado em lava, há também o irritante centro do México Popocatépetl vulcão ativo ameaçando a área.
Então, embora o México não tenha experiência em lidar com tornados, nós temos muita e muita experiência em lidar com terremotos, e desde que o "Popo" tornou-se ativo novamente, com a constante ameaça de erupção de vulcão, também.
Então escolha um local, escolha seu maior evento catastrófico.