Qual é a diferença entre logística e transporte?
Simplesmente dito, logística refere-se à totalidade de como as peças e eventos inter-relacionados se unem para alcançar uma meta estabelecida.
Em inglês americano comum, o termo usado neste sentido, mesmo quando não há transporte envolvido.
Então, por exemplo, se um amigo lhe diz que ele's está organizando uma festa surpresa de aniversário para sua esposa, você'd perguntaria "Como você vai administrar a logística? Essencialmente, você está perguntando: como você vai descobrir os números de telefone de sua esposa's amigos, convidá-los para a festa sem que sua esposa saiba, organizar o evento, trazer sua esposa para o local do evento com algum falso pretexto e assim por diante. Dito de outra forma, você está perguntando: como você vai coordenar um conjunto complexo de eventos para atingir o objetivo de sua esposa ser surpreendida.
Na linguagem de negócios, é usado como um termo técnico para gerenciar processos complexos que envolvem transporte.
Assim, por exemplo, a Toyota utiliza a fabricação Just-In-Time (JIT). Isto significa que a Toyota otimiza seu estoque com relação ao seu cronograma de linha de montagem, levando em consideração uma série de fatores: qual peça (digamos, uma porta de carro) é necessária na linha de montagem em que ponto e em que momento, quanto tempo leva para essa peça chegar à linha de montagem de seu fornecedor, onde está localizado o fornecedor, qual empresa de caminhões tem o cronograma e a rota adequados para pegar a peça do fornecedor e entregá-la na linha de montagem e assim por diante.
Então, o que é preciso para uma empresa gerenciar a logística, ou seja, coordenar um conjunto complexo de processos para atingir um objetivo?
No passado, costumava ser planejamento.
Não é mais assim. Hoje você pode comprar um aplicativo de $1,99 para planejamento (estou apenas exagerando um pouco).
Hoje em dia, o que é preciso para uma empresa se destacar na logística é o acesso aos dados (ou visibilidade dos dados) em toda a cadeia de abastecimento, compreensão do que impulsiona a demanda, dados em tempo real sobre o inventário e assim por diante.
Isto é melhor ilustrado com um exemplo. Durante o devastador furacão Katrina em 2005, o Walmart foi capaz de estocar suas lojas no caminho da tempestade com suprimentos de emergência como lanternas, geradores elétricos, repelentes de insetos, etc. Quando o furacão mudou abruptamente de direção, ele foi capaz de replanejar quais lojas estocar e desviar seus caminhões. Lembre-se, tudo isso teve que ser feito com planejamento e replanejamento em tempo real - o que requer visibilidade de dados em todo o seu inventário, rede de transporte, motoristas de demanda, a direção da tempestade e assim por diante. Veja o Estudo de Caso: Walmart [embora este seja um estudo de caso com 10 anos, it's é um dos mais acessíveis; hoje, UPS, Fedex, DHL etc fornecem soluções logísticas que são consideravelmente mais complexas].
Artigos semelhantes
- Ainda que localizado centralmente, por que Nagpur não é escolhido para a logística e o centro de transporte?
- Quais são os exemplos de tecnologia de transporte? Como a tecnologia de transporte tem evoluído ao longo do tempo?
- Quão difícil é obter uma licença de transporte oculto no CA?
- Os dispositivos ZigBee/ZWave utilizam TCP/IP como protocolo de transporte?