Como é trabalhar no Google HQ Mountain View como engenheiro de software?
Bem, nunca trabalhei a tempo inteiro no Mountain View, e fui director de engenharia de software e não engenheiro de software a trabalhar, mas passei muito tempo (cerca de uma semana por mês) no Mountain View durante os meus sete anos no Google para que possa levar os meus comentários nesse contexto.
Na minha opinião, o Google criou provavelmente um dos melhores ambientes de trabalho para engenheiros de software que alguma vez experimentei. O campus da MTV é graciosamente ajardinado e se estende por um bom pedaço de território. Cada prédio é relativamente baixo - a maioria tem apenas dois andares, embora alguns tenham até quatro - e razoável em tamanho. Minha percepção é que cada prédio tem tantos engenheiros quanto um andar inteiro do escritório do Google em NYC, que ocupa um bloco inteiro da cidade.
Espaço pessoal é relativamente generoso, embora não particularmente privado. O plano aberto é a regra, com divisões baixas entre cubos e escrivaninhas relativamente grandes. Dois monitores de grandes dimensões com uma pequena máquina torre executando Linux. Além disso, a cada engenheiro é atribuído um poderoso laptop Macintosh.
O suporte técnico é inteligentemente projetado. Há uma mesa de suporte chamada "Tech Stop" em cada edifício. O pessoal lá é bastante bem treinado e bem equipado. O modelo de suporte é projetado com o pressuposto de que os engenheiros são tecnicamente competentes, o que acelera muitas transações de suporte simples. Minha experiência do serviço foi excelente.
Um interessante aparte que ilustra o quão bem informados os técnicos da Tech Stop estão: a certa altura Vint Cerf estava visitando o escritório de Nova York para dar uma palestra em uma reunião que eu estava hospedando. Ele tinha um problema com um dos seus aparelhos, por isso levei-o à Tech Stop para pedir ajuda. O técnico que o ajudou o reconheceu e ficou impressionado, então pedi seu telefone inteligente e o Vint posou com ele para uma foto.
Microcabinas abundam - cada uma equipada com uma máquina de espresso chique, várias frutas e petiscos, tanto os saudáveis exibidos em recipientes transparentes quanto os menos saudáveis em recipientes opacos.
O espaço tende a ser calmo. Eu achei fácil ao visitar para me concentrar no meu trabalho sem distração ruidosa dos meus vizinhos.
A hora do almoço é tempo social, com pessoas se reunindo em cafés próximos. Cada café, e há inúmeros em todo o campus, tem uma especialidade de algum tipo e grupos farão viagens especiais pelo campus para visitar um novo café ou um favorito particular ou apenas para variedade.
Existem bicicletas feitas no icônico Fígado azul-vermelho-amarelo-verde do Google em todos os lugares ... se você estiver indo mais longe do que um edifício você normalmente agarrará um e pedalará sobre ele, deixando-o junto à porta do seu destino para o próximo usuário.