É legal para um empregador verificar a validade de uma nota médica fornecida por um empregado?
É legal para eles verificar a validade da nota médica, ou qualquer papel que você forneça relacionado ao seu emprego. Existem limitações legais claras quanto ao que podem fazer, no entanto.
Uma nota médica para desculpar uma ausência do trabalho devido a razões médicas (ou qualquer outra coisa relacionada) não exige que você ou o médico revele que doença ou problema médico você estava tendo (que é informação protegida e só pode ser liberada se você disser que pode... e seu empregador não pode forçá-lo legalmente a lhes contar seu histórico médico).
Então a sua nota poderia simplesmente estar em papel timbrado e dizer "A pessoa A estava sofrendo de uma doença ou condição médica para a qual eles tiveram que visitar o consultório do Dr. Y.". Devido a esta condição a Pessoa A deveria ter ficado em casa do trabalho durante o dia (ou dois dias)". Ou se não se tratasse de ficar em casa "A Pessoa A tem uma condição médica que significa que não pode sentar-se ou ficar de pé por períodos de tempo superiores a X minutos / horas". "O empregador não pode exigir informações confidenciais e precisa levar o médico à sua palavra de que você tem uma condição médica válida. No entanto, eles têm o direito de se certificar de que o consultório do médico escreveu a nota que você lhes forneceu. Eles podem contactar o consultório e perguntar se o Doutor Y forneceu uma nota para a Pessoa A numa determinada data. Eles poderiam ir ao ponto de ler a nota para o consultório médico para confirmar que o texto da nota é o que foi fornecido (o consultório teria guardado uma cópia para verificar). Tudo o que o consultório vai fazer é dizer Sim, nós fornecemos essa nota ou Não, nós não temos um registro de fornecer essa nota.