É legal para o meu empregador usar ou forçar-me a desbloquear o meu smartphone pessoal?
Existirá um requisito de monitoramento quando você instalar o aplicativo da sua empresa. Isso faz parte daqueles EULAs e TOS (que significam Contrato de Licença de Usuário Final e Termos de Serviço) que você nunca leu e basta clicar em "Eu Concordo". Você teria que voltar ao EULA e aos TOS e ver se você concordou em ter seu telefone pessoal inspecionado sob demanda.
Fazendo isso (verificando o EULA e os TOS) lhe dirá se eles foram legalmente autorizados ou não a exigir que você desbloqueie seu telefone e tire screenshots do aplicativo da empresa.
Se não há nada que você concordou que diga que você deve desbloquear seu telefone sob demanda, então ninguém pode forçá-lo a desbloquear seu telefone pessoal. Nem mesmo a polícia. A menos que:
- Um juiz ordene que você desbloqueie o seu telefone. Se não o fizer, você será detido por desacato ao tribunal até que decida cumprir a ordem do juiz.
- A polícia tem um mandado para revistar o conteúdo do seu telefone. Se você não o desbloquear para eles, eles o pegarão e invadirão, independentemente do tempo que isso possa levar (como no caso do iPhone do atirador de San Bernardino).
Em toda a praticidade, não há necessidade de ninguém nunca ter que olhar para o seu telefone. O seu telefone interage com um servidor, que armazena todas as mesmas informações. Sua empresa pode simplesmente verificar o servidor para ver exatamente o que você vê. No entanto, tudo depende do que você concordou quando você instalou o aplicativo.
Agora está debaixo da ponte; você já desbloqueou seu telefone voluntariamente. Mas verifique o EULA e o TOS para ver se eles podem fazer isso na próxima vez.
Artigos semelhantes
- O que seu empregador pode ver quando você usa o wifi deles no seu celular pessoal?
- É legal para um empregador verificar a validade de uma nota médica fornecida por um empregado?
- É legal forçar alguém a assinar um contrato?
- É legal alguém (mesmo a polícia) forçá-lo a desbloquear o seu smartphone na Índia?