O que é a ROM na gestão de projectos?
ROM corresponde a Rough Order Magnitude. É uma estimativa do esforço e custo de um projeto que leva para completar o projeto.
ROM Estimativa é feita antes mesmo do início do projeto. A ROM é feita principalmente para tomar a decisão de avançar ou não com o projeto. Assim, ele dá uma perspectiva, quanto custo e esforços serão necessários e o que pode ser obtido em retorno e atua como um input valioso para os gestores antes que o projeto seja iniciado.
ROM também pode conter uma análise custo-benefício detalhada, que é realizada para calcular qual seria o retorno do investimento, através do cálculo do total de custos recorrentes e não-recorrentes, custos operacionais e receitas e lucros da projeção. Normalmente, é calculado um fator chamado Cost-Factor Benefício, que é o rácio entre o benefício total e o custo total. O valor ideal é ser maior que 1 e é muito bom se exceder 2.
Como o nome sugere - Rough Order, ROM não é uma estimativa precisa e tem uma variação de -50% a +50%, o que significa que se o investimento projetado para o projeto for de $100, o valor real pode estar na faixa de $50-$150, e assim seus retornos.
É necessária muita experiência no manuseio de pessoas, execução de projetos e estimativas de esforço para ser bom durante a estimativa de ROM, e geralmente estimado por pessoas experientes, já que é um input chave para os titulares de participações e tomadores de decisão.
Sairam