Por que falta à Terra uma forma móvel de autotrófico?
Há exemplos de autotróficos móveis. Muitos protistas têm cloroplastos e flagelos em ambos. Isto não é raro. Abaixo está uma foto de um euglena.Muitos euglenoides são mixotrofos, o que significa que eles empregam tanto a heterotrofia como a autotrofia para obter energia.
No entanto, parece que a motilidade está mais frequentemente associada à heterotrofia. Eu acho que a razão é esta:
Citoplasma tem solutos concentrados que retiram água do ambiente. Como resultado, as membranas celulares são suscetíveis à ruptura osmótica. Muitas células têm evoluído uma parede celular para adicionar força. Entretanto, com uma parede celular, torna-se menos conveniente passar grandes partículas de alimento através da membrana celular (fagocitose). Se a célula é autotrófica então a fagocitose é menos necessária. Além disso, a massa adicionada devido à parede celular, torna a motilidade muito mais cara e por isso menos benéfica.
Muitas células falsificaram a parede celular para o benefício da fagocitose, tornando-se vulneráveis à ruptura osmótica. Como resultado, elas devem bombear a água que entra a um custo energético (vacuole contractil). No entanto, a heterotrofia fornece muito mais energia do que a autotrofia, absorvendo o custo de bombear água.
Heterotrofos, portanto, necessitando de alta energia, aumentam a sua capacidade de encontrar partículas de alimentos por serem móveis. A motilidade requer mais energia, mas sem uma parede celular pesada, é muito mais rentável.
Hence, os heterótrofos são mais propensos a serem móveis, e os autotróficos mais propensos a serem sésseis.
Com a multicelularidade, o problema torna-se agravado. As plantas são, portanto, sésseis, e os animais geralmente móveis.
Fungi são heterotróficos por absorção (osmotrofia). Geralmente não são fagócitos. Assim, tendo evoluído uma parede celular, os fungos são geralmente sésseis.
Também, talvez devêssemos considerar a distribuição de pólen e a dispersão de sementes nas plantas como uma forma de motilidade.
Animais evoluíram anatomia e fisiologia para suportar a motilidade para a heterotrofia. A competição a este respeito tem produzido cérebros maiores e mais alerta ao longo do tempo. As plantas não têm tido essa pressão de selecção porque ganham a vida de forma mais autónoma. As plantas não têm anatomia ou fisiologia para suportar a inteligência.
William Halmeck's resposta a: As plantas são conscientes (sem ter cérebro)?
Obrigado pela Aditya A2A. Essa foi uma ótima pergunta, e eu gostei muito de respondê-la!
Artigos semelhantes
- É possível ter outra identidade Android (por falta de uma palavra melhor) como uma máquina virtual num PC?
- Por que falta a barra de menu no Google Chrome?
- Por que falta a gravação da chamada automática na maioria dos novos telefones Android na Índia? Como você pode consertá-la?
- Por que tantas pessoas estão desapontadas com o desenvolvimento do Five Nights At Freddy's e sentem falta da velha FNAF?